Professores da UFPI decidem na próxima quinta-feira (27) se põem fim à greve

Comando Nacional de Greve decide encerrar paralisações, mas Comando Local de Greve da UFPI deliberará sobre saída da greve em assembleia geral.

Avalie a matéria:
Professores vão decidir se põem fim à greve no Piauí em assembleia na quinta-feira (27) | Divulgação/ADUFPI

Os professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) vão decidir, na quinta-feira (27) se põem fim à greve da categoria. Segundo a vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), Bárbara Johas, embora o comando nacional de greve tenha decidido encerrar as paralisações, o comando local optou por deliberar se continua a greve em uma nova assembleia geral da classe agendada para esta semana.

“Nós tivemos uma assembleia na última quinta-feira (20) que deliberou pela continuidade da greve, mas fazemos parte de um sindicato que é nacional. Nosso sindicato nacional, com seu comando nacional de greve, esteve deliberando e discutindo desde sexta-feira, e ontem (24) à noite saiu uma circular em que o sindicato, no acumulado das agências pelo país e na discussão do Comando Nacional de Greve, orienta pela saída da greve e pela assinatura do acordo no dia 26 de junho”, comunicou. 

FIM DA GREVE

No domingo (23), o Comando Nacional de Greve (CNG) do ANDES Sindicato Nacional decidiu encerrar as paralisações a partir desta quarta-feira (26) — quando a entidade deve assinar um acordo junto ao Ministério da Gestão e Inovação a fim de consolidar os termos da proposta. Além disso, indicou às bases a saída coletiva da greve até o dia 3 de julho. 

DECISÃO DA MAIORIA

A orientação atende ao que foi deliberado pela maioria das assembleias gerais realizadas nas bases, entre os dias 17 e 21 de junho: 35 assembleias deliberaram pela construção coletiva da saída da greve, enquanto outras 20 indicaram a continuidade da greve.

“Nós, do Comando Local de Greve, que é quem está conduzindo as atividades grevistas, vamos nos reunir na quinta, deliberar e convocar uma nova assembleia para discutirmos a saída ou permanência da greve. É importante que todos fiquem atentos às informações do comando local de greve.”, complementou a vice-presidente da Adufpi, a Bárbara Johas.]

PROPOSTA DO GOVERNO

A proposta acatada pelos professores das federais prevê reajustes em 2025 e 2026, com percentuais diferentes para cada classe profissional. O acordo proposto pelo governo ainda prevê a revogação da Portaria n.º 983/2020 , editada em 2020, que elevou a carga horária mínima semanal para professores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES