A Secretaria de Administração em parceria com Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), estão elaborando o projeto “Ouça Minhas Mãos” que tem como objetivo melhorar a comunicação da comunidade surda com os órgãos públicos. O mesmo irá qualificar os servidores com o aprendizado da língua brasileira de sinais conhecidas popularmente como libras.
Os detalhes foram tratados em reunião realizada na manhã desta terça-feira (9), que decidiram pelo lançamento do projeto no próximo dia 5 de Junho. Será assinado um termo técnico de cooperação entre os órgãos para execução do projeto.
O “Ouça Minhas Mãos” vai selecionar dois servidores de cada órgão estadual para capacitação e eles irão atender as pessoas surdas que venham a procurar atendimento nas secretarias. A capacitação vai acontecer de forma híbrida e será aplicada pela escola do Estado, uma parte do material será em vídeo, apostilas, e a outra em encontros presenciais para atividades práticas corrigindo e ampliando os conhecimentos dos participantes.
De acordo com Mauro Eduardo, secretário da Seid, a iniciativa do projeto é uma forma de eliminar as barreiras comunicacionais na hora do atendimento dessa comunidade.
“É um projeto importante, pois a libras é a segunda língua oficial do Brasil. Esperamos que no final do curso, os servidores que participarem das atividades tenham conhecimentos e condições linguísticas para se comunicar com surdos, mesmo que no nível básico”, destaca.