Durante a última semana de julho, o Grupo Vagão realiza intervenções artísticas em feiras livres da capital por meio do projeto Mercado Ria. A ideia é levar, através de um cortejo musical de palhaços, qualidade de vida aos feirantes e clientes, promovendo sorrisos e contribuindo diretamente com a saúde mental de todos. A programação começou na segunda-feira (24), no Mercado do Mafuá.
O Mercado Ria quer fortalecer a linguagem do circo em Teresina e formar plateia. “Essa circulação é importante porque nos dá a possibilidade de levar nossa arte a lugares que geralmente as pessoas não tem tanto contato com o que é produzido na nossa cultura. E arte pública é assim, ela vai até o público e não espera por ele”, declara Jimmy Gomes, coordenador do projeto Mercado Ria.
Os cortejos musicais contam com momentos de improvisação e de cenas. Circulará dentro e fora dos mercados, para incluir assim, toda a rede de economia, formal e informal, de cada comunidade e terá uma duração de duas horas. O projeto Mercado Ria é patrocinado pela Equatorial Piauí por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).
A palhaçaria tem em sua essência o poder de melhorar as relações humanas através da alegria e do afeto. Nos hospitais ela ajuda na recuperação de doenças, um trabalho de remediação. E nos espaços públicos ela exerce um trabalho de prevenção de saúde mental. Para ampliar essa cultura no estado, o Grupo Vagão oferece formação na área da palhaçaria e da música.
Confirma a programação:
Data: 25/07/23
Local: Mercado Central
Horário: 8 horas
Data: 26/07/23
Local: Mercado da Piçarra
Horário: 8 horas
Data: 27/07/23
Local: Nova Ceasa
Horário: 8 horas