Quase 108 mil candidatos devem fazer a prova do Enem neste domingo (3) no Piauí

Esta edição tem mais de 5 milhões de candidatos inscritos em todo o país, maior número desde 2020.

Prova do Enem acontece nos dias 3 e 10 de novembro | Agência Brasil
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) acontece neste domingo, 3 de novembro. Esta edição tem mais de 5 milhões de candidatos inscritos em todo o país, maior número desde 2020. Quase 108 mil candidatos devem fazer a prova no Piauí, segundo o Ministério da Educação (MEC). 

PARTICIPAÇÃO DO PIAUÍ

As inscrições totais no Piauí chegaram a 107.979, com 43% pertencentes a participantes que já concluíram o ensino médio, e 26.577 de estudantes da 1ª ou 2ª séries. O estado atingiu, neste ano, 100% de inscrições de estudantes da rede pública concluintes do Ensino Médio no Enem, totalizando 35.114 inscritos (redes estadual e federal), sendo 31.197 da Seduc. No que diz respeito às taxas de inscrição, 70,96% dos participantes do Piauí, totalizando 76.620, foram isentos do pagamento, enquanto 29,04% (31.359) pagaram a taxa. As mulheres se destacam, representando 59,87% (64.645) das inscrições, enquanto os homens correspondem a 40,13% (43.334) das inscrições em todo o estado.

PROVA

Neste primeiro dia, os candidatos irão responder 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e redação. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h, e fechados às 13h, sempre pelo horário de Brasília. O início da aplicação das provas é às 13h30. No primeiro dia, o horário limite para entrega do exame é 19h.

SEGURANÇA

A Polícia Militar, em parceria com as demais forças de segurança, estará atuando para garantir a segurança e tranquilidade das provas deste ano. Ao todo, são 367 locais de aplicação de prova no estado, 84 deles são em Teresina e 283 nos demais municípios piauienses. O Diretor Militar da Secretaria de Segurança, Tenente-coronel Cledson Queiroz, destaca que as forças de segurança e os demais órgãos envolvidos estão engajados para fortalecer a segurança daqueles que irão fazer o exame. 

“Contaremos com mais de 600 agentes públicos envolvidos na segurança. Teremos policiais militares, bombeiros, policiais civis, funcionários da Secretaria de Segurança Pública, dos Correios, PRF, Polícia Militar do MA, PF, representantes da ABIN, Strans, Equatorial, SAMU, enfim um evento que conta com diversos parceiros para contribuir que o exame ocorra com segurança, clareza, uma vez que o Enem define no futuro novos profissionais de diversas áreas”, afirma Queiroz.

POSTO DE COMANDO

Cerca de 400 policiais militares irão atuar no policiamento do Enem 2024. “A partir das 8 horas da manhã, nós estaremos com o policiamento já nos locais de aplicação de prova, nas avenidas, nas paradas de ônibus, nas praças, para que o candidato possa sentir a presença da Polícia Militar e das demais forças de segurança e confiar e fazer sua prova com a máxima tranquilidade”, disse o Chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PMPI, Coronel Jacks Galvão

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES