Quem são os influencers presos na Operação Rolezinho por realizar manobras perigosas em Teresina

A operação policial, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí, também suspendeu 27 contas nas redes sociais utilizadas para promover essas práticas.

Cinco influenciadores digitais foram presos por exibirem manobras perigosas em motocicletas | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pelo menos cinco influenciadores digitais foram presos temporariamente na manhã desta sexta-feira (13) suspeitos de fazer lives e vídeos nas redes sociais exibindo manobras perigosas em motocicletas, conhecidas como “grau”. A ação faz parte da 2ª fase da Operação Rolezinho, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Ao todo, 27 pessoas são alvos da operação, que também resultou na suspensão de 27 contas em uma rede social utilizadas para promover essas práticas. Entre os presos, há um suspeito de homicídio no trânsito. Os cinco influenciadores detidos acumulam quase 1 milhão de seguidores.

Quem são eles

ITALLO BRUNO (BRUNIM)

Itallo Bruno Nunes e Silva, conhecido como "Brunim", é um influenciador digital com 441 mil seguidores. Ele se tornou conhecido por divulgar rifas nas redes sociais que prometiam prêmios de alto valor financeiro em troca de investimentos baixos. 

Itallo Bruno ja havia sido preso no início deste ano na Operação Jogo Sujo (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Após várias denúncias anônimas, a polícia começou a investigar o caso e constatou inconsistências nas declarações financeiras dele. No dia 11 de janeiro deste ano, Itallo Bruno foi preso durante a “Operação Jogo Sujo”, deflagrada pela Polícia Civil do Piauí. Além de rifas e joguinhos online, Itallo Bruno também ostenta veículos de luxo em suas redes sociais e compartilha manobras em vias movimentadas.

Os veículos foram apreendidos pela polícia na casa da avó do influenciador.

ANDERSON IAGO

Anderson Yago Carvalho de Brito, influenciador digital com 286 mil seguidores e mais de 300 publicações de malabarismo e equilíbrio em uma roda, já respondeu a um processo em 2019 por conduzir veículo sem CNH, gerando perigo de dano. 

Anderson Iago é suspeito de envolvimento em homicídio (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Além disso, ele é suspeito de envolvimento em um homicídio culposo ao participar de uma disputa de velocidade na BR-343, entre Teresina e Altos, no dia 17 de outubro de 2021. Nas redes sociais, ele estimulava a prática de infrações de trânsito e pedia para os seguidores marcarem seus pares com quem gostariam de realizar as manobras perigosas.

ANTÔNIO CEZAR (CEZAR DO GRAU)

Antônio Cezar de Lima Castro, conhecido como “Cezar do Grau”, possui 204 mil seguidores em sua rede social. Ele faz postagens relacionadas à prática do “Grau/Rolezinho”, comparando a ação criminosa à “arte”.

Anderson Cezar (Foto: Reprodução/Redes sociais)

ANA CLARA LIMA SILVA (ANINHA XTREMM)

Ana Clara Lima Silva, conhecida como “Aninha Xtremm”, que atualmente possui 49 mil seguidores nas redes sociais, foi identificada após realizar uma live no Instagram onde várias pessoas foram flagradas praticando a manobra ilegal conhecida como “grau e corte”. Anteriormente, ela teve um perfil com 86 mil seguidores excluído da plataforma por violar suas regras de uso.

Ana Clara Lima também foi presa (Foto: Reprodução/Redes sociais)

EVANDRO CALDAS

Evandro Caldas Sampaio, com 12 mil seguidores nas redes sociais, tornou-se conhecido por realizar manobras perigosas em uma motocicleta enquanto carregava uma criança e por compartilhar os acidentes em que se envolve. Ele também usa suas redes para ridicularizar o trabalho da polícia.

OPERAÇÃO ROLEZINHO

A primeira fase da Operação Rolezinho aconteceu em 22 e 23 de dezembro do ano passado, com mandados de busca e apreensão e a derrubada de 20 contas no Instagram para combater o rolezinho durante o Natal.

Matheus Zanatta, Superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, relatou que nesta segunda fase, deflagrada hoje (13), foram cumpridos 83 mandados judiciais, 29 buscas e apreensões domiciliares, 27 prisões e a derrubada de 27 contas no Instagram. 

"O rolezinho representa problemas de segurança e saúde pública, com acidentes de trânsito envolvendo principalmente motocicletas e jovens de 20 a 29 anos. A operação busca combater crimes de trânsito, contravenções penais e infrações do Código Penal.

O 'rolezinho' é caracterizado pela prática conhecida como “dar grau”, que consiste em empinar a moto e se equilibrar em apenas uma roda. Essa prática viola diversas leis, tanto do Código de Trânsito quanto do Código Penal, além de configurar contravenções penais.

Alguns exemplos de infrações e crimes relacionados são: poluição sonora, perturbação do sossego, associação criminosa, adulteração de sinal identificador, condução perigosa de motocicleta e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, entre outros.

A operação abrange Parnaíba, Alto Esperantina e Teresina, com foco em jovens de 20 a 29 anos. Um dos alvos não pode ser preso porque, segundo Zanatta, ele foi assassinado na semana passada. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES