Nesta segunda-feira (24), o governador Rafael Fonteles firmou importantes acordos de cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Oeste de Portugal (Oeste CIM), que abrange 12 municípios portugueses. Os objetivos desses acordos são promover e fortalecer as relações entre o estado do Piauí e Portugal em diversas áreas estratégicas, como gestão, educação, economia, turismo, cultura, tecnologia, mar e pesca, energias renováveis e desenvolvimento sustentável. Essa parceria busca impulsionar o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento mútuo, abrindo caminhos para um futuro mais próspero e sustentável para ambas as regiões.
No primeiro acordo ficou estabelecido que o Piauí e a Oeste CIM devem incentivar a cooperação econômica, facilitando o comércio e investimentos; promover intercâmbios e programas de turismo; fomentar trocas culturais; compartilhar conhecimentos e experiências voltadas à transformação digital; colaborar com o desenvolvimento sustentável e discutir a implementação de políticas públicas.
O governador destacou a importância da parceria. “A cooperação é fundamental para o desenvolvimento de diversas áreas, especialmente as de transição energética, governo digital e economia do mar. Acreditamos que essa parceria vai gerar bons frutos ao Piauí, pois são setores valorizados tanto por nós quanto pelos portugueses”, disse.
No âmbito do segundo acordo, em parceria com o Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar de Portugal (For-Mar), será fortalecido o trabalho conjunto na Escola do Mar, localizada em Luís Correia. Essa instituição oferecerá cursos técnicos e profissionalizantes voltados para o desenvolvimento da economia do mar. A cooperação tem como principais objetivos impulsionar a educação profissional e tecnológica nesse setor, fomentar pesquisas científicas e incentivar o empreendedorismo na área marítima. Além disso, busca-se promover a qualificação da mão de obra voltada para o Porto, contribuindo para o crescimento sustentável e o progresso da região.
Segundo o secretário de Educação, Washington Bandeira, a Escola do Mar, grande beneficiada com a parceria, tem previsão de inauguração para o início de 2024. “Teremos a primeira escola de referência em economia do mar no Piauí. Por si só, ela já será fundamental para a região, mas terá o seu trabalho potencializado ainda mais com essa parceria que assinamos. Teremos acesso a toda a inteligência, tecnologia e experiências da For-Mar para a execução dos cursos e qualificação dos nossos professores”, explicou o secretário.
Um Memorando de Entendimento (MoU) também foi assinado, desta vez, em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa. O acordo busca criar um ecossistema de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, impulsionado pela dupla transição verde e digital. A partir de metodologias inovadoras, o MoU quer assegurar a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos ao mesmo tempo em que promove uma economia descarbonizada.
De acordo com o presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste de Portugal, Pedro Folgado, a cooperação firmada busca a troca de experiências. “Há muitas informações que podemos compartilhar e projetos a desenvolver em conjunto com o Piauí. Todos têm a ganhar com esses acordos, onde a nossa prioridade é melhorar a vida dos nossos cidadãos”, finalizou o gestor.
(Com informações do Governo do Estado)