O governador Rafael Fonteles assinou, na manhã desta quinta-feira (5), em Brasília, uma operação de crédito de R$ 2,5 bilhões junto ao Banco do Brasil. A cerimônia de assinatura contou com a presença do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. O montante será investido em obras e projetos nas áreas de infraestrutura, saúde, segurança e mobilidade urbana, beneficiando municípios de todo o estado.
USO DO CRÉDITO
Parte significativa dos recursos será utilizada na pavimentação e asfaltamento urbano, rodovias, revitalização e construção de praças, além de projetos de iluminação pública. Também estão previstos investimentos em parques, ginásios poliesportivos e estádios de futebol. Na área da saúde, o valor será direcionado à reforma de hospitais e aquisição de equipamentos. Já na segurança pública, o foco será em infraestrutura e tecnologias voltadas para aumentar a eficiência do setor.
Outras áreas de impacto incluem a infraestrutura hídrica e ações voltadas à transformação digital, que prometem modernizar serviços públicos em todo o Piauí, além de investimento para o Porto Piauí.
CONTINUIDADE DE OBRAS
O governador Rafael Fonteles destacou a importância do contrato para garantir a continuidade de obras e investimentos de norte a sul do estado. “É a garantia da continuidade desses investimentos públicos a todo vapor em todos os municípios nas áreas de infraestrutura, segurança, saúde, e agora temos os recursos assegurados junto ao Banco do Brasil,” afirmou.
Ainda pela manhã, o governador participou de uma reunião com o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, e sua equipe, incluindo o diretor de Relações Institucionais, Juliano Moura, e o assessor João Pedro Nobre. Na pauta, estavam discussões sobre os impactos e estratégias da reforma tributária para estados e municípios.