Na quinta-feira (13), o governador Rafael Fonteles deu a autorização para a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, localizado em Corrente. Essa nova ala será composta por dez leitos dedicados ao tratamento de pacientes em estado grave, fornecendo cuidados de alta complexidade. Essa conquista atende a uma antiga demanda da comunidade local.
“É importante porque aqui fica muito distante da capital. É preciso ter alta complexidade aqui no Hospital de Corrente, para garantir vidas salvas e evitar sequelas daquelas pessoas acometidas por alguma enfermidade mais grave” considerou Fonteles.
Segundo o Superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Dirceu Campêlo, a UTI irá melhorar a qualidade assistencial no hospital. “Com a implantação dos leitos de UTI no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante, a Sesapi vai conseguir ampliar a capacidade desta unidade de saúde em atendimentos mais especializados e na realização de cirurgias mais avançadas”, avalia.
Graças aos investimentos do Governo do Estado, o Hospital Regional de Corrente está passando por uma significativa modernização. Recentemente, o governador Fonteles inaugurou o novo Centro de Fisioterapia da unidade, que foi reformado após ter abrigado um centro de tratamento para Covid-19. O projeto contou com um investimento de R$ 60 mil na estrutura física e R$ 80 mil na aquisição de equipamentos, realizada pela Sesapi e pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID). Essas melhorias visam proporcionar um atendimento de qualidade e acessível à população.
O Centro tem capacidade para realizar mais de 40 atendimentos por dia com uma equipe de seis fisioterapeutas. A reforma foi custeada com recursos do Tesouro Estadual. Corrente está vivenciando um significativo avanço em sua infraestrutura rodoviária, com a realização de obras de recuperação em estradas que conectam os municípios vizinhos. O governador Rafael Fonteles inaugurou um trecho da PI que liga Corrente a Riacho Frio, representando um marco nesse progresso. Além disso, o governador também visitou obras em andamento na PI-415, com extensão de 58 quilômetros, que conecta Corrente a Sebastião Barros, assim como na PI-255/257, com 15 quilômetros, no trajeto entre Corrente e Parnaguá. Essas iniciativas estão impulsionando o desenvolvimento e facilitando a mobilidade na região.
“As estradas eram a principal queixa da população, com razão. A gente conseguiu dar resposta a todos os trechos. Alguns já concluídos, outros em execução. A gente completa esta infraestrutura pra poder cuidar com mais dedicação a outras situações” comemora o governador.
Fonteles anunciou que após a conclusão da PI-415, vai autorizar a construção da estrada ligando Sebastião Barros a Santa Rita de Cássia (BA). A rodovia é considerada uma via importante de integração do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), favorecendo relações comerciais. O chefe do Executivo Piauiense disse que vai buscar entendimento com o governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues, para construção do trecho da estrada compreendido no território baiano.
Rafael Fonteles prestigiou a 46ª edição da Expocorrente, que acontece no Parque de Exposições Governador Alberto Tavares Silva. O espaço foi reformado pelo Governo do Estado em mais uma demonstração de compromisso com a pecuária no extremo sul do Piauí. O evento, promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí (Sada), conta com exposições de animais, leilões, feiras, vaquejadas, cavalgadas, culinária regional, shows musicais, entre outros atrativos. Com tradição e reconhecimento nacional, a feira atrai expositores do nordeste, sudeste e centro-oeste do país. A Expocorrente é uma grande indutora da economia da região que tem na pecuária uma das principais vocações.
(Com informações do Governo do Estado)