O governador Rafael Fonteles chegou à China com o intuito de fortalecer relações internacionais e impulsionar o desenvolvimento econômico do Piauí. Durante esta missão, que também inclui paradas no Japão e na Coreia do Sul, o foco principal é atrair investimentos e demonstrar as potencialidades do estado brasileiro. O governador e sua comitiva foram calorosamente recebidos na China, marcando o início de uma série de reuniões e encontros de negócios que começarão no dia seguinte.
Em seu perfil nas redes sociais, Fonteles registrou a chegada a Pequim, onde foi recepcionado pelo ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Pequim, João Batista Magalhães.
"Chegamos em Pequim, na China, para mais uma missão em busca de parcerias, investimentos e melhorias para o Piauí. Nossa comitiva foi recepcionada pelo ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Pequim, João Batista Magalhães, e pelo secretário Adriano Giacomet. Amanhã cedinho daremos início às nossas reuniões e encontros, e você vai acompanhar tudo por aqui!", postou Rafael Fonteles.
O chefe do Executivo destacou que as missões oficiais que vem fazendo desde o início da gestão a vários países têm como principal objetivo conhecer e trazer para o Piauí novos conhecimentos, tecnologias e empreendimentos.
“Sempre que fazemos essas missões internacionais, são dois os objetivos: o primeiro é aprender com os demais países e regiões naquilo que eles são destaques para trazermos as melhores práticas ao Piauí. Japão e Coreia do Sul são exemplos em educação, governadoria digital, tecnologia da informação. A China é nosso maior parceiro comercial, investe em infraestrutura no mundo inteiro. O segundo ponto é trazer mais investimentos para cá, e certamente, muitos virão a partir desse nosso diálogo”, adiantou o governador, antes da viagem, que inclui ainda reuniões de negócios no Japão e na Coreia do Sul.
Nessa jornada pela Ásia, Rafael Fonteles buscará estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas, com ênfase em áreas estratégicas como hidrogênio verde, pescado e aprimoramento dos serviços públicos. O Piauí procura aprender com as melhores práticas de países asiáticos, como Japão, Coreia do Sul e a China, que se destacam em educação, governança digital e tecnologia da informação.
A programação na China inclui encontros com empresas como a China Communications Construction Company (CCCC) e a Genertec International, visando alinhar projetos de infraestrutura com suas capacidades técnicas. O governador também visitará a Siderúrgica Hebei Iron and Steel Group Co / HBIS e a sede da Huawei em Pequim para explorar oportunidades em tecnologia e segurança pública.
Em Xiamen, está prevista uma visita ao Porto do Futuro e ao Terminal Hairun, o primeiro Porto Inteligente da China, com a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para cooperação no Porto de Luís Correia. Além disso, o governador explorará a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen, um centro de inovação e comércio internacional, buscando parcerias para desenvolvimento e inovação.
A agenda também inclui encontros com o Centro de Parceria dos BRICS sobre Nova Revolução Industrial e Inovação, a Prefeitura de Xiamen e eventos de matchmaking entre empresários locais e piauienses. O governador encerrará sua missão com uma reunião no New Development Bank com a ex-presidente Dilma Rousseff, com o intuito de apresentar projetos do Piauí e buscar apoio institucional e financiamento.
Essa viagem internacional tem o potencial de fortalecer as relações do Piauí com países asiáticos, trazendo investimentos e expertise que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento do estado.