Nesta semana, Jeissiara Vidal, atleta de judô, alcançou mais uma importante vitória ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano e Oceania, sediado no Rio de Janeiro (RJ). Com essa conquista, Jeissiara se consagrou como tricampeã pan-americana na categoria cadete sub 18 até 48kg.
RECONHECIMENTO - O governador Rafael Fonteles parabenizou a judoca pela brilhante conquista em suas redes sociais, destacando o mérito da jovem. "Parabéns, Jeissiara por mais essa conquista! Que sua dedicação ao esporte possa abrir muitas portas e inspirar outros jovens a correrem atrás dos seus sonhos! ".
IPPON - A vitória de Jeissiara foi marcada por um ippon aplicado em sua adversária, Mikaela Cushquicushma, do Equador. Após a vitória, Jeissiara expressou sua felicidade nas redes sociais, compartilhando a emoção de ouvir o apoio da torcida brasileira durante a competição.
BOLSA-ATLETA - Jeissiara, que faz parte do Projeto Judô Nova Geração (AJQ), é uma das beneficiárias do programa Bolsa Atleta, do Governo do Estado, através da Secretaria dos Esportes (Secepi). Ela tem se destacado consistentemente nas competições de judô, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional da categoria sub-18 até 40kg. Além disso, já conquistou o Campeonato Pan-Americano em 2022 e 2023 na categoria sub-15, além de alcançar o lugar mais alto do pódio nos Jogos Escolares Brasileiros e nos Jogos Escolares Sul-Americanos.
SUB-18 - A medalha de Jeissiara representou a primeira conquista do Brasil no início do campeonato, impulsionando o país para a liderança geral na categoria sub-18, com um total de 19 medalhas. No feminino, as atletas brasileiras conquistaram 10 medalhas, sendo sete de ouro, duas de prata e uma de bronze. No masculino, foram nove medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e quatro de bronze.
COMPETIÇÃO - No segundo dia do campeonato, que ocorreu na terça-feira (23), as disputas continuaram, desta vez nas categorias sub-21. Já no terceiro e último dia, na quarta-feira (24), as competições foram de lutas por equipes.