O governador Rafael Fonteles marcou presença, nesta quinta-feira (23), no “Investe Piauí Day - Encontros e Negócios Made in Piauí” em Lisboa (Portugal). Realizado em parceria com a Investe Piauí e o Sebrae, o evento busca uma aproximação de empresários piauienses e europeus para geração de comércio.
O chefe do Executivo estadual mostrou as potencialidades do Piauí em quatro dos principais setores econômicos: turismo, transformação digital, energias renováveis e o agronegócio. Em suas redes sociais, Fonteles enfatizou os produtos piauienses que já estão disponíveis no mercado português e afirmou que o evento do próximo ano deve contar com uma maior participação de empresários piauienses e europeus.
“São produtos piauienses que já estão prontos para exportação na área do mel, do caju, artesanato, tapeçaria e diversos outros produtos que já estão disponíveis nas lojas e supermercados de Portugal e na Europa. É uma maneira de gerar mais empregos e renda para o nosso povo no Piauí. No próximo ano, iremos fazer um evento ainda maior, com centenas de empresários do Piauí e da Europa juntos, fazendo negócios e gerando mais oportunidade para o nosso povo”, pontuou.
Ao discursar na abertura do evento, o governador destacou o trabalho realizado pelo Governo para internacionalizar o Piauí. "O nosso trabalho é criar conexões, apresentar o nosso estado e suas grandes virtudes e atrair investimentos a partir disso. Além disso, temos trabalhado muito para tornar o Piauí um ambiente cada vez mais seguro, em todos os sentidos, para o aporte de investimentos", reforçou.
Ao longo do evento, dez empresas piauienses apresentaram os seus produtos e serviços aos empresários presentes, na tentativa de adentrar ao mercado português e europeu e de atrair investimentos ao Piauí.
Cooking Show Piauí
Antes de participar da ‘Investe Piauí Day’, Rafael Fonteles esteve no ‘Cooking Show Piauí’, um evento que tem como intuito levar a culinária piauiense para os europeus. Na ocasião, os pratos típicos do estado foram apresentados para jornalistas e influenciadores portugueses. Organizado pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae, o evento acontece no Time Out Market, um dos pontos turísticos mais visitados de Lisboa.
Na oportunidade, os convidados tiveram a oportunidade de se deliciar com Maria Isabel, paçoca, escondidinho de carne de sol e mungunzá. Os pratos foram produzidos pela chef de cozinha teresinense Daniela Castello Branco, que reside em Portugal há pouco mais de três anos.
Fonteles destacou a importância do encontro para a divulgação do Piauí e a atração de turistas ao estado. "Estamos aqui divulgando as potencialidades do Piauí, o nosso turismo e comidas típicas, para que cada vez mais o mundo conheça, aprecie e tenha vontade de visitar o nosso estado", afirmou.
Por: Ascom