![Rafael Fonteles recebe a lista tríplice para vaga de desembargador do Piauí | Divulgação](/uploads/imagens/2023/4/13/webp/rafael-fonteles-recebe-a-lista-triplice-para-vaga-de-desembargador-do-piaui-1cb41283-83a2-4f8b-9d25-57747dd5a34b.jpg.webp)
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), recebeu na manhã desta quinta-feira (13) a lista tríplice com os nomes dos três candidatos à vaga de desembargador oriunda da aposentadoria do desembargador Francisco Antônio Paes Landim. A lista contém os nomes dos mais votados para o Quinto Constitucional.
Agrimar Rodrigues, com 18 votos, Álvaro Mota, com 14 votos, e Aurélio Lobão, com 13 votos, foram os escolhidos pelos desembargadores do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) para a lista tríplice que irá concorrer à vaga de desembargador.
![Álvaro Mota, Agrimar Rodrigues e Aurélio Lobão | Foto: Divulgação](/uploads/imagens/2023/4/13/rafael-fonteles-recebe-lista-triplice-para-vaga-de-desembargador-do-piaui-b11fd665-0563-420d-8c1e-4505ff4eb926.jpg)
“Acabo de receber das mãos do desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, a lista tríplice com os nomes dos candidatos à vaga de desembargador oriunda da aposentadoria do desembargador Francisco Antônio Paes Landim. A vaga é destinada ao Quinto da Advocacia. Compõem a lista os advogados Agrimar Rodrigues, Álvaro Mota e Aurélio Lobão”, disse o governador.
Nos próximos dias, o governador Rafael Fonteles irá determinar a escolha do candidato que assumirá a vaga de desembargador.Os candidatos que concorrem à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional são indicados pela OAB. A disputa é pela vaga deixada pelo desembargador Francisco Paes Landim, que se aposentou por completar 75 anos em 2022.
“A exemplo do que fizemos com a Defensoria-Geral do Estado, vamos dialogar com cada um dos indicados antes da nossa decisão”, disse o líder estadual.
O resultado dos escolhidos foi definido pelos desembargadores do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) na última segunda-feira (03).
QUINTO CONSTITUCIONAL
O Quinto constitucional é um mecanismo previsto na Constituição Federal, que confere 20% dos assentos existentes nos tribunais a representantes da Advocacia e do Ministério Público. No caso do TJ-PI, um total de quatro vagas de desembargador são destinadas à OAB-PI (duas) e ao Ministério Público Estadual (duas).