Dia 19 de outubro de 2024. O Piauí, terra de riquezas e belezas naturais, irá celebrar 202 anos desde à assinatura de adesão do estado à Independência do Brasil. Em comemoração a este dia, a TV Meio irá transmitir o programa “Raízes e horizontes”, destacando a preservação histórica, empreendedorismo do nosso estado e maravilhas que o estado possui.
COMO SERÁ?
A partir das 16h, do sábado (19) , o público irá acompanhar seis repórteres de diferentes locais do estado, trazendo um novo olhar para o Piauí, não só com lugares naturais, mas também mostrando quem faz a diferença através do empreendedorismo. O diretor jornalismo do grupo Meio, Marcos Monturil, falou como é processo desenvolvimento do projeto, que inova todos os anos.
“É uma data que se repete todo ano, mas o conteúdo não pode se repetir. Então a gente sempre tenta buscar abordagens diferentes, cortes diferentes, ângulos diferentes, para os conteúdos em si. O objeto do conteúdo em si, pode até ser o mesmo. Mas a gente sempre tenta procurar um olhar diferente de ressaltar esses valores, essas coisas que já são do Piauí, já são do patrimônio do Piauí, mas que precisa conhecer sempre mais e mais”, afirmou o diretor.
FUTURO E PRESERVAÇÃO
O objetivo do programa deste ano é preservar a memória, sem deixar de focar no futuro, destacando o potencial de crescimento do estado. Segundo o diretor, será mostrado o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental e histórica de todo o Piauí.
“Se fala muito em futuro, em modernidade. A gente tem hoje um governo do Estado que está muito focado em tecnologia. A gente está apontando para esse caminho, mas sem deixar também de olhar para as nossas origens, essência”, frisou Marcos Monturil.
O QUE O PÚBLICO IRÁ VER?
- 1. Belezas Naturais: Paisagens, lugares, como a cachoeira do Urubu Rei, em Pedro II, o Delta do Parnaíba, o Cânion do Poti, atividades turísticas que valorizem a preservação ambiental.
- 2. Preservação Histórica: Monumentos e patrimônios culturais protegidos e revitalizados, cidades históricas, e sítios arqueológicos, como a Serra da Capivara, Sete Cidades, Floresta Fóssil.
- 3. Empreendedorismo Local e Sustentável: Empreendedores com negócios inovadores, como turismo ecológico, artesanato sustentável, gastronomia local ou projetos que combinam preservação cultural e geração de renda. Cajuína, opala, rendeiras e artesanato.