Rede Meio Norte prepara programação especial para celebrar o Dia do Piauí

“Dia de Feira” e “Terra do Sol e dos Ventos” traduzirão em imagens e entrevistas com a comunidade local um Piauí cheio de surpresas.

Meio Norte prepara programação para celebrar o Dia do Piauí | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Rede Meio Norte preparou uma programação especial para o Dia do Piauí, com a exibição de dois documentários que abordarão os aspectos culturais e econômicos do estadoApresentados pelo jornalista Helder Felipe, "Dia de Feira" e "Terra do Sol e dos Ventos" traduzirão em imagens e entrevistas com a comunidade local um Piauí cheio de surpresas e rico em cultura, gastronomia e energias renováveis.

O documentário "Dia de Feira" será exibido às 8h30, no horário do programa "Revista Meio Norte". A equipe de jornalismo da Rede Meio Norte viaja até as cidades de Pedro II, São Raimundo Nonato, Picos, Oeiras e Teresina para mostrar como os mercados públicos e feiras livres se inserem como lugares de contato face a face e como essas relações comerciais constroem e definem a cultura piauiense. 

"No documentário 'Dia de Feira' mostramos como a história do estado também passa pelos grandes mercados, e como eles são pontos importantes não apenas de alimentação, mas também de convivência e de valorização cultural. Visitamos 8 cidades e mostramos como a história desses lugares se confundem com a história do próprio desenvolvimento regional, em todos os aspectos", explicou o jornalista Helder Felipe.

Rede Meio Norte prepara programação especial para celebrar o Dia do Piauí (Foto: Helder Felipe)

A história de comerciantes, depoimentos do público que frequenta esses espaços e a narrativa sensível diante do papel dos mercados para a população mais antiga que vive nessas cidades estão entre os ângulos retratados na produção. "Dia de Feira" aborda também o artesanato, com a tecelagem, e a lapidação da preciosa pedra opala, e a gastronomia, com a exibição das iguarias e outras delícias que são vendidas nos mercados públicos do Piauí.

Equipe da TV Meio Norte visita os principais mercados públicos do Piauí (Foto: Helder Felipe)

Por outro lado, "Terra do Sol e dos Ventos" será exibido no dia 19, às 16h30, no horário do programa "Chega Mais". Este documentário faz o mapeamento do crescimento e desenvolvimento econômico do Piauí através da produção das energias eólica e solar. 

O Piauí é líder na geração de energia eólica no Brasil, com um impressionante crescimento de 24,85% em 2022, superando todos os outros estados. O estado também registrou um crescimento considerável na geração de energias renováveis, com um aumento de 25,7% entre 2021 e 2022.

"Em 'Terra do sol e dos ventos' mostramos esse grande potencial que o Piauí possui tanto para a geração de energia eólica como para a energia solar. O vento e o sol, que antes eram sinônimos apenas de uma realidade castigante, hoje já viram outra realidade. Hoje o maior complexo eólico da América Latina fica em nosso estado e nós visitamos. Fomos também em várias usinas de energia fotovoltaica e mostramos como essas fontes de energia limpa impactam na sustentabilidade", relatou Helder.

O documentário também vai apresentar as caracteríticas do município de Queimada Nova, que possui cerca de 8.500 habitante, e como boa parte dos empregos gerados na região estão ligados direta ou indiretamente à instalação das empresas de energia eólica.

Dia do Piauí

A história do Piauí é marcada pelo movimento libertário em 1822, que levou à independência da província de Portugal no dia 19 de outubro. Antes da chegada dos portugueses, o Piauí era habitado por diversas tribos indígenas que viviam próximos ao litoral e ao Rio Parnaíba. 

A Capitania do Piauí foi estabelecida em 1758, com a capital em Oeiras, e o estado foi governado por oligarquias rurais até o início da República. No século XX, o Piauí experimentou um rápido crescimento econômico em Teresina, impulsionado por investimentos nacionais e estrangeiros. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES