Resort Serra da Capivara vai fomentar a economia, o turismo e a cultura no Piauí

O Hotel Serra da Capivara: Resort e Convention foi inaugurado nesta sexta-feira (19) e impulsionará o turismo e a hotelaria, além de promover um ambiente propício para experiências e desenvolvimento sustentável.

Serra da Capivara: Resort e Convention | FOTO: Saymon Lima
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Incomparável e inesquecível: Quem nunca imaginou um retiro em meio à natureza, tão próximo de um dos mais grandiosos sítios arqueológicos do mundo? Anualmente, milhares de turistas visitam São Raimundo Nonato (PI) para explorar a região que abriga a maior e mais antiga concentração de sítios pré-históricos das Américas: o Parque Nacional Serra da Capivara. Uma parceria público-privada (PPP) com o Governo do Piauí resultou na inauguração de um resort que leva o nome do parque. Um empreendimento que impulsionará o turismo e a hotelaria, além de promover um ambiente propício para experiências e desenvolvimento sustentável.

CORAÇÃO PIAUIENSE: Situado no Sudeste do Piauí, o Parque, criado em 1979, é tombado pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e declarado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Monumentos geológicos, pinturas rupestres e sítios históricos fazem parte da estrutura, que ficou mais próxima do visitante com o Hotel Serra da Capivara: Resort e Convention, inaugurado nesta sexta-feira (19) em São Raimundo Nonato.

Com um investimento de R$ 13 milhões, o espaço oferece aos seus hóspedes "uma experiência única que combina conforto, sofisticação e imersão na rica cultura local". A estrutura do hotel teve como pedra fundamental a identidade piauiense. “A ideia é que seja a própria exposição, todo corredor tem um quadro, um vaso e a arte de um artista local [...] e quando verem nossos artistas, reconheçam que não é só os de fora que são bons, aqui nós temos muita coisa boa e precisamos valorizar isso”, exalta Dyessica Moraes, que junto com Ianna Raposo e Edmar Varão arquitetaram o espaço. 

“A gente quer que (as pessoas) vejam o quadro do Júnior Mesquita e as fotografias do André Pessoa e digam: ‘Nossa eu vou comprar e levar para mim’ [...] A gente dedicou uma parede para que em mês e mês artistas locais possam expor suas obras”, disse a arquiteta Dyessica Moraes, acrescentando que os artesãos piauienses tiveram uma participação muito forte no Resort, com as pinturas rupestres, na modelagem das paredes e do chão, e outros aspectos exuberantes. “Queremos que as pessoas que moram aqui entendam que é isso é delas, e a gente só trouxe um pouquinho mais de conforto e modernidade, e que seja todo muito acolhido”.

TURISMO: Em 2023, houve um registro de 36 mil turistas na Serra da Capivara, e o número tende a crescer, segundo a Secretária Municipal de Turismo, Isadora Menezes. “Nosso parque é um dos melhores atrativos turísticos do Brasil [...] com destaque a nossa cultura e regionalidade, sem perder nossa essência, pensando na nossa comunidade”, pontuou a secretária.

COMO O HOTEL IRÁ IMPACTAR O TURISMO PIAUIENSE?

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, acrescentou que com o Serra da Capivara: Resort e Convention, o turismo vai “multiplicar por 10 vezes”, porque “é um indutor de novos hotéis, restaurantes, voos e principalmente de decisão do Nordeste, Brasil e do mundo”. 

“Encontramos gente de fora que acredita no Piauí. O mesmo que colocou para funcionar o Centro de Convenções de Teresina, está fazendo o maior e melhor hotel da Serra da Capivara [...] Esse hotel traz para nós a fé, a beleza arquitetônica, a valorização do nosso patrimônio, e o potencial que a gente passa a enxergar a partir de agora de forma tangível”, exaltou o governador. 

“Esse hotel vai dar mais conforto, mais tranquilidade, para que o visitante se sinta mais confortável aqui em São Raimundo Nonato [...] O parque está preparado para receber mais turistas, visitantes”, acrescentou Marrian Rodrigues, chefe do Parque Nacional Serra da Capivara. 

“Essa conquista tem um significado para o povo daqui [...] São Raimundo Nonato está de braços abertos para receber esse empreendimento [...] É um lindo pedacinho do céu aqui na terra”, elogiou a prefeita da cidade, Carmelita Castro.

O hotel traz  a fé, a beleza arquitetônica, a valorização do nosso patrimônio | FOTO: Saymon Lima

O QUE MAIS O HOTEL POSSUI?

  • 50 suítes climatizadas e equipadas, incluindo 3 quartos para Pessoa com Deficiência (PCDs) e 6 suítes estudantis com 3 beliches;
  • Vista para o jardim; estacionamento, brinquedoteca, academia, piscina, bar da piscina, auditório climatizado para 100 pessoas e um restaurante liderado por um chef dedicado à culinária local;
  • Serviço de quarto e recepção 24 horas.

PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA

O espaço foi construído originalmente na década de 70 e passou por um meticuloso processo de Retrofit. O local é administrado pela Serra da Capivara Hotel e Convention SPE Ltda, empresa concessionária por meio de uma parceria público-privada (PPP) com o Governo do Estado, que se estende por 35 anos. 

Participaram da solenidade o senador Marcelo Castro, a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior, representando o ministro Wellington Dias, secretários, deputados e outras autoridades locais, além de convidados e a população da cidade. 

"Eu aprendi que uma definição, a mais importante e a mais completa biblioteca da pré-história, a maior do mundo. Aqui nós temos os seus documentos americano, o museu, a natureza, a gastronomia, a maior área de caatinga do mundo. Esse investimento ele garante praticamente as condições para que a gente possa dar passos largos num turismo sustentável [...] a gente vai sair melhorando e trabalhando ainda mais", disse o Ministro Wellington Dias, em um vídeo exibido na cerimônia.

Hotel Serra da Capivara: Resort e Convention, inaugurado na sexta-feira (19) | FOTO: Saymon Lima

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES