O Rio Longá na cidade de Esperantina e o Rio Marathaoan na cidade de Barras estão em cota de inundação. Já o Rio Parnaíba na cidade de Luzilândia está em cota de alerta.
Segundo boletim divulgado, na manhã deste domingo (9), pelo Serviço Geológico do Brasil, o Rio Longá em Esperantina registrou 73 mm de chuva nas últimas 24 horas, dos quais, 50 mm foi apenas em duas horas de precipitação. Essa concentração fez com que o rio subisse mais do que o previsto.
Atualmente, o nível está 1,04 metros acima da cota de inundação e tem cota atual de 8,44 metros, com provisão de elevação do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 8,82 metros e 1,42 acima da cota de inundação.
Foi solicitado que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas para ajudar as populações ribeirinhas.
Em Floriano e Barão de Grajaú/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 3,43 m, em situação de normalidade, sendo prevista redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 3,26 m, continuando em situação de normalidade.
Em Teresina e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,98 m, sendo previsto que o nível se estabilize nas próximas 8 h e se mantenha em 3,00 m, continuando em situação de normalidade.
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,23 m, e tem previsão de redução do nível nas próximas 12 horas para valores em torno de 5,20, continuando em cota de alerta com 50 cm abaixo da cota de inundação.
Em Barras, já em cota de inundação, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 4,53 m, e deve elevar o nível nas próximas 8 horas, o nível deve ficar em 4,59 m, com 39 cm acima da cota de inundação.