O Serviço Geológico do Brasil informou, na manhã desta terça-feira (18), que o rio Marathaoan na cidade de Barras, voltou a entrar em cota de alerta, após ter sido afetado pelas fortes chuvas que ocorreram na região, durante a madrugada. Da mesma forma, o rio Longá em Esperantina também está em cota de alerta, devido às chuvas registradas na bacia durante a madrugada.
Em Floriano e Barão de Grajaú/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,46 m, em situação de normalidade, sendo prevista estabilização do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 2,45 m, continuando em situação de normalidade.
Em Teresina e Timon/MA, o nível atual do rio Parnaíba é de 2,35 m, sendo previsto que o nível diminua nas próximas 8 h para 2,28 m, continuando em situação de normalidade.
Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,07 m, em cota de atenção, e tem previsão de manutenção do nível nas próximas 12 horas para valores em torno de 4,08 m, continuando em cota de atenção.
A cota atual do rio Poti na estação Fazenda Cantinho II, no município de Teresina, é de 4,30 m e deverá reduzir o nível nas próximas 10 horas para valores em torno de 4,26 m, continuando em situação de normalidade.
Em Barras, em cota de alerta, o nível do rio Marathaoan nesse momento é de 3,76 m, e deve ter leve aumento do nível nas próximas 8 horas e chegar a valores em torno de 3,78 m, devendo continuar em cota de alerta e ficar 8 cm acima da cota de alerta.
O rio Longá em Esperantina está em cota de alerta. A cota atual é de 6,42 m, com previsão de elevação do nível nas próximas 8 horas, chegando a valores em torno de 6,55 m, ficando 15 cm acima da cota de alerta.