Uma macaca da espécie sagui foi salva após receber massagem cardíaca de um bombeiro civil em Pedro II, no Norte do Piauí. O incidente ocorreu em 1º de fevereiro e foi divulgado pela corporação nas redes sociais.
O bombeiro Renato Silva foi chamado pela população após o sagui sofrer uma descarga elétrica em um poste no bairro Boa Esperança, no Centro do município. O animal caiu desacordado da estrutura de concreto e minutos depois começou a agonizar no chão. Moradores que estavam sentados em uma calçada próxima ao poste viram toda a situação e, desesperados, convocaram o Corpo de Bombeiros para tentar salvar o animal.
Assista ao vídeo:
Uma pessoa ligou para o bombeiro Renato Silva, que estava nas proximidades, permitindo os primeiros socorros. No vídeo compartilhado, o sagui aparece desacordado recebendo a técnica de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Aos poucos, o macaco começa a dar sinais vitais, para a alegria de quem acompanha a situação.
“O animal retornou com sinais vitais, e no dia seguinte foi entregue ao órgão responsável, Meio Ambiente de Pedro II, que está cuidando. O animal é fêmea e estava grávida, e devido ao choque elétrico, deu à luz a dois filhotes antes do tempo; infelizmente, os filhotes nasceram mortos. O quadro do animal atualmente é que ele está se recuperando bem”, relatou o bombeiro Renato.
O bairro Boa Esperança, assim como vários outros bairros da cidade, são próximos de áreas de mata, o que facilita esses animais silvestres a irem para a zona urbana. Com o crescimento da cidade, a tendência é que eles fiquem cada vez mais próximos das casas. A Secretaria do Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros Civil de Pedro II ressaltam que sempre que a população precisar de ajuda para esses tipos de animais, deve acionar Corpo de Bombeiros ou a Secretaria de Meio Ambiente.