Teresina recebeu nesta terça-feira (9) quatro novas ambulâncias para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou a informação. Entre os veículos, três serão destinados ao suporte básico e uma será utilizada pela Central de Regulação de Transporte (CRT) do município.
NÚMERO TOTAL DE AMBULÂNCIAS
Atualmente, o SAMU em Teresina opera com 11 ambulâncias, sendo oito para suporte básico e três para suporte avançado, destinadas aos casos mais graves. O serviço também conta com quatro motolâncias e cinco viaturas para a CRT, responsável pelo transporte de pacientes entre hospitais para internação, exames e altas.
Ítalo Costa, presidente da FMS, disse que a entrega dessas novas ambulâncias restabelece a frota completa do SAMU e da CRT, incluindo a reserva técnica. "Com a renovação das nossas linhas de transporte de pacientes, garantimos o pleno funcionamento do serviço e reduzimos o tempo de espera para a população que necessita de atendimento", afirmou.
PROGRAMA DA POPULAÇÃO
O SAMU é um programa do Ministério da Saúde, gerido em Teresina pela FMS, que oferece socorro em casos de urgência e emergência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Para acionar o serviço, a população deve ligar gratuitamente para o número 192.