A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou na manhã desta quinta-feira (18), diversas ações em alusão ao Dia de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído no Brasil em maio de 2000.
A programação foi espalhada por vários pontos da cidade e contou com palestras, visitas a instituições de ensino e ainda prestação de serviços. A data se tornou sinônimo de mobilização em nome de programas de conscientização e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Sasc, Ananias Cruz, participou do ato de mobilização e manifestação cultural no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foram realizadas panfletagens e caminhada na avenida Frei Serafim. O ato terminou com um manifesto cultural no Centro Pastoral Paulo VI.
As adolescentes e professoras do Centro Educacional Feminino (CEF), realizaram pesquisas e construíram gráficos com o número de casos, produção de cartazes e folders sobre a temática, além de uma palestra com a assistente social Gizelda Jacinto. As atividades do CEF seguem até a segunda-feira.
“Concluiremos o projeto assistindo a um filme, Believe Me, que retrata a história de uma garota que foi abusada por pessoas da família”, destaca a coordenadora do Centro.