O projeto Sebraetec, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, tem sido uma das principais plataformas para empreendedores piauienses que buscam desenvolver suas marcas e atividades comerciais. Um exemplo é o da empreendedora Simone Mendes, que acalentava o sonho de estabelecer uma loja virtual.
A falta de experiência, no entanto, a levou a buscar ajuda no Sebrae, especificamente no programa Sebraetec. Seu empreendimento consiste na comercialização de utensílios para o lar e a agilidade no serviço de entrega era um grande objetivo a ser alcançado.
Simone, confiante no potencial de seu negócio, reconheceu a necessidade de orientação para concretizar seu desejo. Foi através do Sebraetec - Serviços em Inovação e Tecnologia - que ela conseguiu dar um passo importante rumo ao seu sonho de se tornar uma empresária de sucesso.
"Eu já vinha fazendo alguns cursos no Sebrae, já tinha algum conhecimento, e então eu tinha um projeto de montar minha loja virtual. Procurei o projeto para que eles pudessem me ajudar a implementar o e-commerce. Ao chegar lá, fui bem recebida e, em apenas dois meses, o site já estava funcionando. Foi uma experiência prática, ágil, com atendimento de qualidade, e em dois meses, nossa loja virtual estava plenamente operacional", relatou a empreendedora.
Hoje, com a loja virtual, a comodidade é levada até os clientes, e também para Simone, que enfrentava dificuldades de deslocamento durante as entregas. Para ela, o site especializado para vendas deu agilidade nas entregas e se tornou uma das principais vantagens do seu serviço.
O programa Sebraetec foi criado para proporcionar inovação e tecnologia às pequenas empresas. O Sebrae contribui com um subsídio de 70%, tornando esse investimento acessível a diversos empreendedores. "O programa Sebraetec já está em vigor há 20 anos em todo o Brasil, e no Piauí tem o objetivo de promover o maior acesso à inovação e tecnologia nas pequenas empresas. No estado do Piauí, temos uma equipe dedicada à consultoria tecnológica, que são os prestadores de serviço tecnológico disponíveis para atender às necessidades do programa Sebraetec e contribuir para o desenvolvimento por meio da inovação", explicou Mirna Rocha, analista do Sebrae PI.
O Sebraetec assegura o acesso a serviços tecnológicos por meio da melhoria de processos, produtos e serviços, bem como pela introdução de inovações nos mercados. Com a orientação de especialistas de mercado nas áreas de desenvolvimento tecnológico, design, produção, qualidade e sustentabilidade, o projeto oferece soluções personalizadas para atender às necessidades individuais de cada cliente.
Mirna Rocha enfatizou que o programa é destinado a empresários dos setores do comércio, serviços, indústria e agronegócio atuantes no estado do Piauí, incluindo microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, artesãos, produtores rurais e pescadores.
Os participantes aprendem estratégias para aprimorar a eficiência de suas operações, identificando e implementando melhorias nos processos para otimizar recursos e maximizar a produtividade.