A Secretaria de Segurança Pública do Piauí lançou, na noite desta quinta-feira (23), a segunda fase da “Operação Silêncio e Paz”, com todas as forças de segurança. A ação segue pelos próximos dias, visando fiscalizar bares, restaurantes, casas de shows, lojas de conveniência e locais com grande aglomeração de pessoas em toda capital.
Na primeira fase, a operação apreendeu diversos celulares roubados e ainda registrou a redução de 20% no número de furtos e 7% no número de roubos na capital. O balanço da operação Silêncio e Paz também mostrou que aumentou em 28% o número de registros de chamadas por Perturbação do Sossego Público.
No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de novembro, as forças policiais da Secretaria de Segurança deram início à "Operação Silêncio e Paz" em todos os bairros de Teresina. Durante os três dias de operação a polícia recuperou 50 aparelhos celulares, apreendeu 13 veículos e 11 armas de fogo, efetuou 25 prisões e apreendeu entorpecentes. Além disso, três estabelecimentos na zona Leste e um na zona Sul foram fechados, enquanto uma casa de shows também na zona Leste recebeu uma autuação por perturbação do sossego público.
O Corpo de Bombeiros realizou vistorias em 25 estabelecimentos comerciais, na zona Norte, Leste, Sul e Centro, sendo 19 deles notificados “As irregularidades identificadas durante as vistorias na zona Leste incluem, primeiramente, estabelecimentos com atestado vencido ou sem atestado de regularidade. Também foram observadas deficiências técnicas, como a ausência de extintor de incêndio ou a presença de extintores vencidos, e detectado o uso inadequado de gás em algumas cozinhas, onde os cilindros deveriam estar instalados externamente à estrutura”, explica Sérgio Aragão, capitão do Corpo de Bombeiros.