Com uma vítima de homicídio por fim de semana, Teresina registra redução nas mortes violentas intencionais. Considerando os sábados e domingos, a capital, nos últimos três fins de semana, registrou uma vítima de homicídio em cada. O número representa uma redução de mais de 57% nas ocorrências nos fins de semana do mês de julho (6), comparando com o mês de junho (14).
Segundo o Gerente de Análise Criminal e Estatística, delegado João Marcelo Brasileiro de Aguiar, “a redução de assassinatos nos fins de semana é uma tendência desde julho, repedindo-se no início de agosto, impactando consideravelmente na redução dos eventos letais intencionais na da capital.”
O secretário de Segurança, Chico Lucas, afirma que as ações de integração e reestruturação das forças de segurança do Estado contribuem efetivamente no resultado destes dados. “Em 139 municípios piauienses não tivemos registros de mortes violentas intencionais neste primeiro semestre de 2023. Em Teresina os números apontam uma queda significativa que são resultados dos esforços dos departamentos de inteligência e equipes de trabalho ostensivo atuando incansavelmente para manter a população segura”, concluiu o gestor.
Mortes violentas têm redução de 50% no mês de julho em Teresina
De acordo com dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em Teresina tiveram uma redução de 50% em julho 2023, comparadas ao mesmo período do ano passado.
Em 2022, foram 38 mortes violentas. Este ano, 19. Outro dado importante é o de que a capital passou 18 dias sem registrar mortes violentas, somados todos os dias do mês de julho. Dentre os dados positivos, vale lembrar que 139 municípios do Piauí não registraram Mortes Violentas Intencionais (MVI) no primeiro semestre de 2023, o que corresponde a 60% dos municípios piauienses.
O Estado também conseguiu este ano a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) da região Norte-Nordeste e a 8ª posição no país, segundo os dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.