A Secretaria de Estado dos Esportes do Piauí (Secepi) realizou, nesta quarta-feira (8), uma reunião estratégica com a equipe do Desporto Escolar para estabelecer as primeiras diretrizes dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) 2025. O encontro foi presidido pela secretária Josiene Campelo, e teve como principal objetivo a definição do calendário das etapas da competição, uma das maiores do estado voltadas ao esporte escolar.
Durante a reunião, foi apresentado o cronograma preliminar do evento, que terá início com a mobilização dos gestores de cada um dos municípios participantes para adesão aos jogos, prevista para os meses de março e abril. " “A adesão das prefeituras municipais é fundamental, pois representa o apoio logístico e estrutural necessário para a realização das etapas municipais e de polo” , afirmou a secretária Josiene Campelo.
A etapa municipal, realizada em cada cidade participante, tem como sua finalidade classificar os atletas que representarão seus municípios nas etapas de polo, que ocorrerão em cidades estratégicas nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí. Após essas fases, os classificados disputarão a etapa estadual, programada para ocorrer em Teresina, entre os dias 11 e 24 de agosto.
De acordo com o cronograma conversado na reunião, a etapa de polo será realizada entre maio e junho, enquanto a etapa estadual será dividida em dois blocos por modalidade: o primeiro, de 11 a 17 de agosto, e o segundo, de 19 a 24 de agosto.
A secretária Josiene Campelo ressaltou a relevância do evento para o desenvolvimento esportivo e social dos jovens piauienses. “Os JEPIs não são apenas uma competição, mas uma oportunidade de integração, descoberta de talentos e fortalecimento do esporte escolar em todo o estado. Vamos trabalhar para que cada etapa seja organizada com excelência e envolva o máximo de municípios possível” , afirmou a mesma.
Os atletas que se destacarem na etapa estadual terão a oportunidade de participar das competições nacionais nos seus esportes e modalidades específicas. A previsão é de que os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e as Paralimpíadas Escolares ocorram em novembro, enquanto os Jogos da Juventude serão realizados entre 10 e 25 de setembro.