Sedec e Sesapi alinham ações de prevenção a desastres relacionados à saúde

O diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, afirmou que a política de proteção civil é de natureza multidisciplinar

Sedec e Sesapi alinham ações de prevenção a desastres relacionados à saúde | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Técnicos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) participaram nesta quarta-feira (28) de uma reunião para articular ações de prevenção a desastres relacionados à saúde no Estado. 

O  diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, afirmou que a política de proteção civil é de natureza multidisciplinar e existem muitos desastres que envolvem causalidades relacionadas à saúde pública, como epidemias, pandemias, crises sanitárias e situações que impactam a vida das pessoas. “Foi uma reunião muito importante pois integra as ações da Sesapi e do Ministério da Saúde com as da Defesa Civil. Essa parceria pretende capitalizar ainda mais as ações dos dois órgãos, a fim de que possamos ter uma assistência mais assertiva, não só no momento de crise, mas estabelecendo a dinâmica da prevenção”, pontuou o gestor.

Reunião foi para articular ações de prevenção a desastres relacionados à saúde no Estado Foto: Ascom 

O membro do Ministério da Saúde e integrante do departamento da política “Vigiar SUS”, Adriano Arnóbio, conta que a parceria busca integrar diversas frentes. “Pudemos apresentar nossas linhas de ação dentro da política Vigiar SUS, que tem uma preocupação no tocante à saúde nos desastres ambientais. O intuito é desenvolver ações, promover cursos e trocar fluxo de informações e dados relevantes para auxiliar a Defesa Civil na gestão e política de ações”, afirmou  o técnico.

Piauí Saúde Digital é apresentado em evento nacional realizado em SC

Na terça-feira (27), durante o Summit Cidades 2023, o maior encontro de municípios realizado em Florianópolis, Santa Catarina, o programa Piauí Saúde Digital, uma iniciativa do Governo do Piauí na área de telessaúde, foi apresentado. O objetivo do evento é capacitar os participantes e impulsionar o desenvolvimento das cidades catarinenses. 

No estado, o projeto piloto do Piauí Saúde Digital foi implementado em Piripiri, abrangendo as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, bem como o Hospital Regional Chagas Rodrigues. A apresentação do programa no Summit Cidades foi conduzida por Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES