As escolas da Rede Estadual de Educação do Piauí celebraram de maneira diferente o Dia Nacional da Matemática, com a participação dos alunos no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí - TME², realizado no sábado, 6 de maio. O evento foi realizado em homenagem à data comemorativa.
O TME² é um projeto que tem como objetivo melhorar o desempenho dos estudantes da rede na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de acordo com o Superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), Antonio Amaral. Estudantes do Ensino Médio em todo o estado participaram do torneio, que incluiu provas objetivas e subjetivas.
Responsável pela Coordenação das Olimpíadas do Conhecimento na Seduc, Franklin Rinaldo informa que a equipe está com plantão tira-dúvidas dedicado a estudantes e professores, além do acompanhamento da aplicação das provas do TME² durante todo o sábado.
“Estamos fazendo plantão e repassando informações finais para que tudo possa correr de maneira tranquila. Verificamos que a adesão de escolas, professores e alunos superou as nossas expectativas, conforme a frequência enorme e os relatos que nós temos deles é que a prova foi muito bem elaborada. Acreditamos que o torneio é um sucesso e certamente nós iremos alcançar o nosso objetivo, que é, principalmente, melhorar a proficiência e dar um salto de qualidade no ensino da matemática”, relatou o coordenador Franklin Rinaldo.
A equipe da 19ª Gerência Regional de Educação esteve na Unidade Escolar Estado de São Paulo acompanhando a aplicação de provas do torneio. Atendendo às escolas na região Sul de Teresina, a gerente Marlene Lima pontuou o forte engajamento das escolas para o comparecimento dos estudantes no primeiro torneio.
“A aplicação das provas ocorreu dentro da normalidade, tendo uma boa presença de alunos e professores colaborando. A feliz surpresa foi o resultado da mobilização com a grande participação dos alunos nessa aplicação do torneio. Toda a equipe da Seduc e a 19ª GRE deram todo o suporte necessário para a plena atividade das escolas, incluindo a presença de técnicos nas escolas para sanar dúvidas eventuais”, relatou a gerente.
(Com informações da Seduc)