Seduckathon: Estudantes do Piauí disputam intercâmbio nos EUA e Coreia do Sul

Ao MeioNews, o secretário informou que a previsão é que a viagem seja realizada em setembro ou outubro.

Foi dada a largada para o Seduckathon, competição de programação do Piauí | FOTO: Jéssica Dayane/ Portal MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

“Nós estamos fazendo história hoje na Seduc”, foi o que disse o secretário da educação do Piauí, Washington Bandeira no lançamento da fase final do 1° Seduckathon, competição de tecnologia e programação, desenvolvida pela Secretaria de Educação (SEDUC). O evento ocorreu nesta quarta-feira (23), no Centro de Convenções de Teresina. Ao longo de dois dias, 50 estudantes de todo o Piauí disputarão 30 vagas para um intercâmbio nos Estados Unidos e para a Coreia do Sul. 

💻Como será a competição? Até esta sexta-feira (26), os 10 times, compostos por cinco alunos e um professor orientador de cada escola SEDUC, vencedores da segunda etapa da competição, participarão presencialmente da maratona de programação que tem como objetivo desenvolver uma solução tecnológica para resolver algum desafio enfrentado pelas escolas públicas. 

No final, seis times serão escolhidos para um intercâmbio de um mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, e dois times irão para Seul, na Coreia do Sul. Ao MeioNews, o secretário informou que a previsão é que a viagem seja realizada em setembro ou outubro. Até lá, os ganhadores irão passar por uma preparação especial.

“Nós vamos fazer toda uma preparação especial com eles até o intercâmbio, que é educacional, não é passeio, que será em setembro ou outubro. A gente vai tirar o passaporte de todos, vistos. Inclusive a gente já alinhou com o consulado dos Estados Unidos em Recife. A gente vai um dia lá com eles e tirar o visto de todo mundo.  Vamos fazer um curso específico de inglês pra eles. Eles já tiveram que mostrar conhecimento em inglês na prova objetiva, na primeira parte. Foram 20 questões de inglês, 40 questões de conhecimento geral específico. Então eles já têm o conhecimento de inglês, eles vão só fortalecer e aprofundar com esse curso que nós vamos fazer”, afirmou Washington Bandeira. 

Secretario da educação ressalta o investimento na educação piauiense./Foto: Jéssica Dayane/ Portal MeioNews

Presença Internacional: O Professor Drew Weymouth, Diretor da Worcester Technical High School, escola localizada nos Estados Unidos, esteve pela primeira vez na América do Sul para participar do evento.

“O Governador Rafael Fontes está realizando um investimento incrível no futuro do estado do Piauí por meio da Educação e da Tecnologia. Estou muito honrado de conhecer o Piauí e perceber o amor que todos aqui têm pelo conhecimento. Os estudantes deram duro para chegar até aqui e estamos orgulhosos. É um evento inspirador”, afirmou o professor.

Participação internacional de Drew Weymouth./Foto: Jéssica Dayane/Portal MeioNews

Os intercâmbios são frutos de parcerias realizadas pelo Governo do Estado, a partir das missões internacionais empreendidas pelos Estados Unidos e Coreia do Sul.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO: 

💻Quem está participando? Os competidores são alunos matriculados nos Cursos Técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos de diferentes escolas SEDUC do estado, sendo elas: 

  • Liceu Parnaibano, de Parnaíba;
  • CETI Raimundo Pessoa, de Monsenhor Gil; 
  • CETI Nossa Senhora do Patrocínio, Pio IX;
  • CETI Maria da Conceição Salomé, de Teresina;
  • CETI Raimundinho Andrade, em Campo Maior;
  • CETI Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves; 
  • CETI Paulistana, de Paulistana; 
  • CETI Paulo Freire, de Guaribas; 
  • CEEP Pref. João Mendes O. de Melo (PREMEN NORTE), de Teresina; 
  • CETI Conselheiro Saraiva, em Batalha.

💻 E quem não ganhar? Alunos e professores das quatro equipes que não ganharem o intercâmbio, serão premiados com bolsas de R$ 350 e R$ 1.000, respectivamente, durante dez meses. Além disso, também poderão ter seus projetos “encubados” para se transformarem em startups.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES