Na última terça-feira (16), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), solicitou junto a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Estado do Piauí a abertura de um inquérito policial para apurar o caso de zoofilia, registrado por testemunhas na cidade de Altos, a 37 km de Teresina.
Daniel Oliveira, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, destacou que a secretaria teve conhecimento do caso, e foram tomadas as providências urgentes como a abertura do inquérito para apurar o crime.
"Nossa expectativa é que em trinta dias já tenhamos uma conclusão com a indicação dos responsáveis", disse.
Em uma postagem através das redes sociais, a Semarh reafirmou que a maior preocupação do orgão é com o bem estar e proteção dos animais e a preservação do meio ambiente.
Thanandra reativa perfil e se pronuncia sobre caso de zoofilia em Altos
Após a decisão de passar cerca de uma semana longe das plataformas digitais, a vereadora da capital Teresina, Thanandra Sarapatinhas resolveu reativar seu perfil nas redes sociais e retornar com a publicação das ações que desenvolve em defesa da causa animal.
A volta, no entanto, já foi marcada com o pronunciamento da parlamentar sobre um caso revoltante de repercussão na mídia estadual. Imagens de um homem de identidade ainda não revelada, divulgadas pelo perfil "pautaanimalpiaui", que mostram a ação do mesmo praticando o crime de zoofilia (abuso sexual contra animais) no município de Altos.
Em uma publicação no seu perfil, Thanandra disse sentir "indignação, repúdio e nojo" com tal atitude. Para ela, o crime se trata de um caso repugnante da prática de zoofilia. "É difícil acreditar que ainda existam pessoas capazes de infligir tamanho sofrimento a animais inocentes", escreveu.
Apesar de ser vereadora de Teresina, Thanandra recebe constantemente denúncias e pedidos de resgate de vários municípios do Piauí. Sobre o caso de Altos, a parlamentar informou que já acionou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que relatou os procedimentos que foram adotados sobre o ocorrido.
"Entrei em contato com a Semar e eles informaram que um inquérito foi aberto para investigar a situação. Da nossa parte, vamos acompanhar e cobrar para que esse criminoso seja exemplarmente punido. Nossos amigos de quatro patas merecem respeito, amor e proteção.
Zoofilia é considerado crime e se enquadra como maus tratos a animais. A lei prevê detenção de três meses a um ano e multa para quem praticar atos como abuso, maus tratos, ferir ou mutilar, animais sejam eles silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.