Sesapi confirma quinta morte por dengue no Piauí; quatro só em Bom Jesus

A paciente, de 77 anos, é natural de Bom Jesus. Ela estava internada em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella

Sesapi confirma quinta morte por dengue no Piauí; quatro só em Bom Jesus | Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou, na manhã desta quinta-feira (11), que foi confirmado mais um óbito por dengue no Piauí. Ao todo, o Piauí já registrou 5 óbitos por dengue, sendo 4 em Bom Jesus e 1 em Manoel Emídio.

SOBRE A PACIENTE: A paciente, de 77 anos, é natural de Bom Jesus. Ela estava internada em Teresina, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella.

SOBRE OS CASOS ANTERIORES: O primeiro caso de óbito, foi em um paciente, de 26 anos, também do município de Bom Jesus. No segundo caso, o paciente, de 51 anos, tinha comorbidades e era morador do município de Bom Jesus. O terceiro caso, seria de uma mulher, da cidade de Manoel Emídio. O quarto óbito foi registrado no município de Bom Jesus, a paciente era uma mulher de 31 anos.

CIDADES COM MAIORES NÚMEROS DE CASOS: o boletim epidemiológico revela que as cinco cidades piauienses que mais registraram índices da doença foram respectivamente Teresina, Bom Jesus, Currais, Parnaíba e Guadalupe.  

AÇÕES DA SECRETARIA DE SAÚDE: A Sesapi continua em monitoramento constante das arboviroses no estado, em especial a dengue, devido ao aumento crescente de casos, apoiando nas ações de mobilização de combate ao Aedes em nível municipal para eliminação de criadouros do mosquito, garantindo a entrega de insumos necessários para o combate ao vetor e capacitações com os profissionais de saúde quanto a eliminação dos focos e manejo clínico da Dengue.

CONFIRA DICAS PARA A PREVENÇÃO DA DENGUE

1.Utilize repelente 

Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele. 

2.Cubra a maior parte do corpo, quando possível 

O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo. 

3.Elimine focos de água parada 

Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta. 

4.Coloque telas em janelas e portas 

Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis. 

5.Aplique inseticidas e larvicidas 

Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES