A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está convocando a população para ir até um posto de saúde e completar o ciclo vacinal contra a Covid-19. A coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, afirmou que o Estado possui 70 mil doses da vacina bivalente em estoque e está previsto o envio de mais de 70 mil doses por parte do Ministério da Saúde na próxima semana.
“Temos vacinas disponíveis para a população. Os municípios estão à disposição para solicitar essas doses junto à Rede de Frio da Sesapi”, afirma a gestora.
Segundo Bárbara, o processo de envio do Estado aos municípios é o mesmo. “Os municípios solicitam as doses de vacinas às Regionais de Saúde, que por sua vez, encaminham os pedidos para a Sesapi, que organiza a estratégia para o envio e consolida a entrega. A secretaria faz a logística e entrega as vacinas diretamente nos municípios”, explica a coordenadora de Imunização, enfatizando que as regionais que mais solicitaram os imunizantes são Teresina, o núcleo de Amarante e a região de Parnaíba.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, alerta a população para que procure os postos de vacinação nos municípios em que residem. “Somos o estado que mais vacina na região Nordeste, mas podemos melhorar a nossa cobertura ainda mais. Por isso, é importante que a população compareça aos postos para tomar esse reforço. A vacina é segura e amplia a proteção contra a Covid-19”, conclama a gestora.
Piauí é o estado do Nordeste com maior cobertura de vacinação bivalente
O Piauí é o estado do Nordeste com a maior cobertura do reforço vacinal contra a covid-19. De acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), o índice é o quarto maior do país, atrás de São Paulo com 17,9%, do Distrito Federal com 17,2% e do Espírito Santo com 14,7%.
Com 377.974 mil doses bivalentes aplicadas, a taxa de imunização é de 13,8% de acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), ressaltou que o Piauí é o primeiro em relação à vacinação no Nordeste.
“Apesar da baixa cobertura nacional, estamos com um bom índice. Somos os primeiros do Nordeste em relação a bivalente. Estamos aguardando o sistema ser atualizado para termos a cobertura real de todos os municípios”, pontuou Bárbara Pinheiro.