Sesapi faz trabalho de busca ativa para casos de meningites e hepatites

Para o próximo ano, a equipe quer fazer uma capacitação para todos os 12 territórios do estado

Sesapi faz trabalho de busca ativa para casos de meningites e hepatites | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando trabalho de busca ativa nas cidades do Piauí para casos de meningites e hepatites A, B e C.  A ação está sendo efetuada numa alusão ao Julho Amarelo, que é o mês de combate às hepatites virais. A técnica estadual para hepatites virais da Coordenação Estadual, Thamisa Brito, afirma que o trabalho está sendo feito nos municípios sem notificação ou com notificação que tenha inconsistência.

A equipe já passou pelas cidades de Juazeiro, Alto Longá, Sigefredo Pacheco, Campo Maior, Oeiras, Santo Inácio do Piauí, São Raimundo Nonato, Jurema, São Brás, Fartura e Guaribas.

“Estamos conversando com os coordenadores de saúde, orientando sobre os testes e a prevenção. Temos ainda um cronograma de muitas visitas até o final deste ano para refazer a linha de cuidados para pacientes portadores de hepatites”, afirma a técnica.

Para o próximo ano, a equipe quer fazer uma capacitação para todos os 12 territórios do estado, executando a política proposta pelo Ministério da Saúde que é eliminar as hepatites virais até 2030.

Governo do Piauí decreta emergência zoosanitária para gripe aviária

O Governo do Piauí decretou estado de emergência zoosanitária devido à gripe aviária.A medida foi publicada na edição de sexta-feira, 28 de julho, do Diário Oficial do Estado e tem validade de 180 dias, seguindo a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária.  

A assinatura do documento contou com a participação do governador Rafael Fonteles, do secretário de Governo, Marcelo Nolleto, e do secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. O Governo Federal já havia declarado emergência zoosanitária em todo o território nacional em 22 de maio.

Apesar de o Piauí ainda não ter registrado nenhum caso confirmado da doença, secretário Fábio Abreu explicou que o decreto facilita o acesso a recursos e agiliza os atendimentos em casos suspeitos. Ele ressaltou a importância da medida para permitir a solicitação de recursos para o combate à doença. 

(Com informações da Sesapi)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES