A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) realizaram na manhã desta segunda-feira (29), no auditório da Seid, em Teresina, o Seminário Estadual da Visibilidade de Travestis e Transexuais, em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, estabelecido em 2004. O evento buscou promover reflexões sobre a cidadania das pessoas travestis e transexuais, destacando a importância do combater a transfobia.
A diretora de Defesa Social da SSP, Brenda Carvalho, destacou a importância do Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais. “O dia 29 de janeiro representa um marco significativo na contínua batalha desta comunidade pela garantia de seus direitos. É uma luta persistente que ocorre diariamente, e essa data é totalmente dedicada a essa causa. Apesar das conquistas nos últimos anos em relação aos direitos da população trans e travesti, continuamos a testemunhar diariamente inúmeras denúncias de violência e discriminação. Isso expõe essa comunidade a constantes situações de risco, ameaçando a violação de seus direitos", pontuou.
A coordenadora de proteção aos direitos LGBTQIAPN + da SSP, Leonna Osternes, destacou os principais pontos abordados no seminário. “Estamos aqui hoje para discutir políticas públicas destinadas à população travesti e transexual, dando a elas mais voz e espaço. O seminário é uma chance de pensar bastante e aprender aspectos importantes para todos nós”, finalizou.
Durante o evento, homens e mulheres transexuais e travestis foram homenageados, reconhecendo suas contribuições e destacando a importância da visibilidade para a promoção de direitos e inclusão.
Participaram do evento o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a secretária de Estado da assistência social, trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa, Sônia Terra, a Secretaria de Estado das Relações Sociais, Nubia Lopes, a secretária de Mulheres do Estado do Piauí Zenaide Lustosa e o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso.