![SSP e Uespi lançam primeiro “Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher”. | Reprodução](/uploads/imagens/2023/11/24/webp/ssp-e-uespi-lancam-primeiro-nucleo-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-41f3098b-ca87-448c-abd2-677b85768861.jpg.webp)
Prevenção, orientação e acolhimento. Foi lançado, nesta sexta-feira (24), o primeiro “Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher” no Campus Poeta Torquato Neto, bairro Pirajá, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Teresina. A ação foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) e a instituição.
As duas instituições assinaram o termo de cooperação em agosto deste ano. Conforme a SSP, o núcleo tem como principal finalidade o desenvolvimento de campanhas para prevenir, orientar e encaminhar as vítimas de violência que fazem parte do corpo docente e discente da instituição.
![Projeto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher./ Foto: Jéssica](/uploads/imagens/2023/11/24/ssp-e-uespi-lancam-1-nucleo-de-enfrentamento-a-violencia-contra-a-mulher-53afc91b-0a2e-4249-baab-b9ddada79c48.jpg)
“O núcleo beneficiará as mulheres que frequentam a Universidade, fornecendo recursos e suporte em casos de violência, além de conscientizar a comunidade acadêmica sobre o tema”, explicou a coronel Elizete Lima, superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP.
De acordo com a Major Leoneide Rocha, a Patrulha Maria da Penha também atuará de forma efetiva no campus. “A Patrulha Maria da Penha realizará rondas preventivas dentro da Universidade para prevenir situações de violência e esclarecer dúvidas das pessoas que procurarem o serviço da patrulha,” afirmou a Major Leoneide.
O Reitor da UESPI, Evandro Alberto de Sousa, destacou a importância da parceria entre as duas instituições na garantia da proteção e segurança das mulheres e familiares.
“A integração entre segurança pública e educação é fundamental para combater a violência, garantir direitos, acesso e respeito. Juntos, vamos fazer a diferença,” pontuou o gestor.