Tecnologia será usada como arma no combate às facções criminosas no Piauí, diz Sarrubbo

Declaração foi feita durante a solenidade de adesão do estado ao Projeto de Intervenção Psicológica On-line para Profissionais de Segurança Pública

Secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo | Raíssa Morais Secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo | Foto: Raíssa Morais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo, comentou nesta quarta-feira (19) que o uso da tecnologia será um dos principais instrumentos no enfrentamento às facções criminosas no Piauí. A declaração foi feita durante a solenidade de adesão do estado ao Projeto de Intervenção Psicológica On-line para Profissionais de Segurança Pública e ao Programa de Uso da Força para implementação das câmeras corporais para policias.

 A solenidade de oficialização dos projetos aconteceu na sede do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí  (QCG-PMPI). 

MAIS SEGURANÇA

A adoção das câmeras corporais, segundo ele, segue esse objetivo de dar mais segurança à população e aos policiais. “As câmeras corporais dos policiais, eu insisto, são um projeto de valorização das forças de segurança. E o Piauí, aderindo a esse projeto, é um dos estados que está avançando e avançará ainda mais na questão da segurança pública”, afirmou Sarrubbo.

O secretário elencou que o enfrentamento ao crime organizado exige uma abordagem moderna e integrada.  “O Piauí é um dos estados que tem proporcionado a redução dos índices de criminalidade. Tem bons projetos de segurança pública e educação. A questão das facções criminosas é um problema não só do Brasil, mas da América Latina e do mundo. Precisamos enfrentá-lo com tecnologia e integração das nossas forças policiais, e é isso que estamos procurando fazer”, completou. 

A Unidade de Inteligência e Tecnologia (UIT), segundo ele, também tem sido um exemplo nesses projetos de integração da segurança e melhoraria da produtividade do serviço policial.

CHICO LUCAS QUER POLÍCIA CIDADÃ

O secretário de Segurança Pública do Piauí defendeu as propostas de Sarrubbo e afirmou que a implementação das câmeras corporais faz parte da política do governo estadual para garantir um policiamento mais eficiente sem aumentar a letalidade.

“Estamos aqui lançando o programa de câmeras corporais, um projeto nacional do governo Lula, do ministro Ricardo Lewandowski. Ele é fundamental para combater a criminalidade sem aumentar a letalidade policial. O Piauí tem como política subscrever todos os projetos nacionais e esse, em especial, será adotado e defendido pela nossa gestão”, afirmou.

De acordo com o secretário, a experiência já demonstrou que o combate ao crime não deve ser feito com mais violência. “O Piauí tem diminuído os índices e mostrado que, com inteligência e integração, podemos alcançar soluções mais eficazes. Temos vários exemplos de estados que aumentaram a letalidade policial e não conseguiram reduzir a criminalidade. Precisamos de uma polícia cidadã, que respeite direitos e garanta que as pessoas que cometem crimes respondam dentro do devido processo legal”,falou

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
logo do meio.com