Teresina deu início, nesta segunda-feira (25), à campanha de vacinação nas escolas públicas da rede municipal. A abertura ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Helena Medeiros, no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina. O evento contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa, do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina e demais autoridades.
O QUE ACONTECEU: Equipes de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina começaram a ir até as escolas para imunizar crianças que estão com seus esquemas vacinais incompletos. A campanha será realizada nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio até o dia 19 de abril.
PÚBLICO-ALVO E IMUNIZANTES OFERECIDOS: O público-alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, com abordagens voltadas para os ensinos infantil, fundamental e médio.
São disponibilizadas as seguintes vacinas: poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), meningocócica ACWY e COVID-19. Também será aplicada a vacina contra a Influenza (gripe) para as crianças de seis meses a menores de seis anos e os professores.
PÚBLICO SERÁ AMPLIADO: A princípio, a FMS da capital vai priorizar os alunos das escolas de ensino infantil. Em seguida, a pasta ampliará o programa nas escolas de ensino fundamental e médio, para contemplar todo esse público menor de 15 anos, verificando a situação vacinal e fazendo a atualização.
"A gente precisa alcançar a nossa meta, que é chegar nos 90 a 95% de cobertura vacinal. E por isso a gente vem fazendo esse movimento nacional pela vacinação e buscando diversas estratégias para ampliar essa cobertura. Precisamos que todos estejam livres de doenças que são imunopreveníveis, que podem ser prevenidas com o ato de vacinar", disse Emanuelle Dias, coordenadora de imunização da FMS.
CONSCIENTIZAÇÃO: O prefeito Dr. Pessoa esclarece que as vacinas são as principais armas contra as doenças que atingem a população brasileira. "A vacinação, principalmente nessa faixa etária, é de suma importância, a gente pode acabar com doenças que estão matando muita gente. Graças a Deus, graças à programação do governo federal, do governo estadual e do governo municipal que nós aqui estamos", disse Dr. Pessoa.
A dona de casa Natália Fernandes levou os dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino 6, para atualização da caderneta vacinal. "A caderneta deles está atualizada, restando apenas a da gripe. Tenho muito cuidado de vacinar os meus filhos para que eles não adoeçam ou sofram com falta dessas vacinas no futuro", falou.
Italo Costa ressaltou que Teresina hoje é considerada uma das capitais com maior cobertura vacinal e pretende reforçar as campanhas de conscientização a respeito da importância da imunização. "Esse é um momento importante, com esforço conjunto, que a gestão do prefeito Dr. Pessoa está preocupada em ampliar e melhorar cada vez mais a saúde do município. Vamos continuar vacinando e mostrando que é necessário cuidar bem da caderneta vacinal”, declarou.