De janeiro a maio de 2024, Teresina, no Piauí, registrou 39,2 mil admissões e 33,6 mil desligamentos, um saldo positivo de 5.623 novos trabalhadores. O desempenho é superior a 2023, que teve saldo de 3.407 novos empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em em levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC).
Variação relativa
A capital registrou variação relativa de 5,88 % no saldo de empregos formais, acumulando 12.302 novas vagas ao longo dos 12 meses. Só no período de maio de 2024, foram 895 novas vagas, com destaque para o setor de serviços (404), seguido do setor da construção civil (191), comércio com (171) e da Indústria (131).
Desempenho
Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Marcelo Magalhães, os índices confirmam as taxas de desenvolvimento da capital, que apresenta o maior crescimento entre as cidades do estado e se consagra como a primeira do Nordeste em geração de empregos.
Reflexo
“A geração de empregos impulsiona não só a economia, mas também reflete na qualidade de vida dos indivíduos. Tendo bons resultados na melhoria do padrão de vida, estabilidade financeira e garantia de dignidade. A geração de empregos contribui para o crescimento econômico, e a mão de obra gerada impulsiona a produção de bens e serviços, resultando em uma diversificação de atividades econômicas”, disse o secretário.
Maio
O município apresentou saldo total de 274,8 mil empregos com carteira assinada. Também é válido ressaltar, que a remuneração desses trabalhadores é de cerca de R$ 3,1 mil, valor acima da média do estado, que é de R$ 2,8 mil.