Teresina recebe Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos

O programa, que está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2024, é gratuito e inclui todo o material didático necessário.

Teresina recebe Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos | Imagem: Divulgação/Ascom
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A capital piauiense recebe, a partir de agosto, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos com o propósito de combater o analfabetismo.  O programa, que está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2024, é gratuito e inclui todo o material didático necessário. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de julho, por meio deste link ou diretamente no campus da Estácio Teresina.

A iniciativa conta mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da faculdade e tem a atriz Malu Mader como madrinha. Ao longo de seis anos, o programa já atendeu 1.700 alfabetizados na faixa etária entre 30 e 70 anos, combatendo o analfabetismo nas regiões Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país. Com o lançamento do programa em Teresina, serão atendidas as comunidades do entorno de 15 campi de ensino da instituição local. 

“Consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1.700 alfabetizados. Neste segundo semestre de 2024, expandimos nossa atuação inaugurando o programa em Teresina - PI, contribuindo ainda mais para uma sociedade com mais dignidade e equidade”, comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

Após a conclusão do programa, os alunos terão autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, ler uma receita gastronômica, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje na palma da mão, como saber se comunicar nas redes sociais e no WhatsApp são exemplos que não fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa da população.

“Contribuirá significativamente com o desenvolvimento da cidade, o Programa oferecerá oportunidade para adultos estudarem gratuitamente e proporcionará uma experiência enriquecedora para os alunos do curso de Pedagogia. Estaremos ainda com o acompanhamento psicopedagógico e toda a estrutura necessária para receber os alfabetizandos, contribuindo para uma educação equitativa para todos”, revela a gestora da Estácio Teresina, Talita Souza.

METODOLOGIA ESPECÍFICA

Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o programa permite que os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples. Cada módulo do programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio - como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática - com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. 

ANALFABETISMO NO BRASIL

Segundo o IBGE, em 2022, havia no país 163 milhões de pessoas de 15 anos ou mais de idade, das quais 151,5 milhões sabiam ler e escrever um bilhete simples e 11,4 milhões não sabiam. Ou seja, a taxa de alfabetização foi 93,0% em 2022 e a taxa de analfabetismo foi 7,0% deste contingente populacional. Apesar da queda de 9,6% para 7,0% em 12 anos, infelizmente, o analfabetismo ainda é um obstáculo para o combate às desigualdades e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade. 

A atriz Malu Mader também reforça a importância do Programa. “Tenho muito orgulho desta iniciativa incrível que é oferecida em vários estados do país. Essa ação precisa ser compartilhada para o maior número de pessoas, pois precisamos reverter tal situação”, comenta. 

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES