logo do meio.com

Teresina terá mil câmeras com leitura facial e monopatrulhamento, diz secretário

Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da Rede Meio, a autoridade ainda reforçou que haverá um concurso para a Guarda Municipal.

 Coronel Wagner Torres, Secretário Municipal de Segurança Pública de Teresina.  | Raíssa Morais/ MeioNews Coronel Wagner Torres, Secretário Municipal de Segurança Pública de Teresina. | Foto: Raíssa Morais/ MeioNews
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mil câmeras de segurança com leitura facial e de placas serão instaladas, além de um sistema de monopatrulhamento, em Teresina, conforme o Coronel Wagner Torres, Secretário Municipal de Segurança Pública. Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da Rede Meio, a autoridade ainda reforçou que haverá um concurso para a Guarda Municipal.

“Vai facilitar e nos ajudar a identificar aquelas pessoas que perambulam por Teresina com mandado de prisão em aberto, nós vamos poder prender. Como também, é, as câmeras vão fazer a leitura de placa. Todo veículo roubado, carro, moto, que circular em Teresina depois dessas câmeras instaladas, serão identificadas imediatamente”, disse. 

COMO IRÁ FUNCIONAR

As câmeras são colocadas em pontos estratégicos da capital. Após a identificação, uma viatura ou uma equipe do monopatrulhamento, composta por três motoqueiros, será deslocada até o local. O foco é coibir ações criminosas, como roubo e furto, na cidade. O secretário ressaltou que as medidas serão implementadas após a verba do governo federal ser liberada.

CONCURSO 

A cidade, atualmente, conta com apenas 317 guardas municipais, dos quais apenas 258 estão em atividade. O déficit de guardas é um dos principais desafios. Para tentar reverter a situação, o prefeito Dr. Silvio Mendes anunciou um concurso público para o segundo semestre de 2025, com 300 vagas.

“A nossa atribuição,  nossa competência e responsabilidade, é zelar e proteger o patrimônio público municipal. Estamos presente fazendo ronda nas escolas, nos parques, nas UBS, nos hospitais, nos logradouros públicos. Essa é minha competência. O nosso pessoal pronto para agir, abordar, adotar as providências e encaminhar para a delegacia”, afirmou a autoridade.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos