TJ-PI dá aval para processo de concessão da água em todo o estado

O TJ justificou que a decisão busca “evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas”

Avalie a matéria:
TJ-PI dá aval para processo de privatização da água em todo o estado | Ascom

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) suspendeu a liminar da 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina que determinava a exclusão do Município de Parnaíba da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE). 

Criada pelo Governo do Piauí, a MRAE tem por objetivo universalizar os serviços de abastecimento de água e esgoto no estado, alinhando-se ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

RECURSO DO GOVERNO DO ESTADO

A decisão do TJ-PI assegura a continuidade do processo de concessão dos serviços de água e esgoto em todo o Piauí. A medida atendeu a recurso do Governo do Estado contra a liminar, que fora concedida pela 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública em atendimento a ação ajuizada pelo Município de Parnaíba.

Assim como o Governo, TJ-PI compreende que a saída de Parnaíba da MRAE postergaria o início da universalização dos serviços de água e esgoto no Piauí, o que afetaria diretamente os demais municípios e a coletividade piauiense, uma vez que grande parte da população ainda não possui acesso adequado a água de qualidade e aos serviços de esgoto.

O QUE O TJ-PI CONSIDEROU?

O TJ-PI considerou a ação como um “risco à saúde e à economia públicas”, e justificou que a decisão busca “evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas”. O Tribunal reconheceu ainda os “diversos e vultuosos investimentos com finalidade de melhorar a política pública de saneamento básico no âmbito do estado do Piauí”, executados pelo Governo do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES