A juíza Elvira Pitombeira, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, apresentou na tarde de quinta-feira (26/9) como será o teste de integridade com biometria aos mesários e mesárias das sessões eleitorais onde ocorrerá o procedimento. É a primeira vez que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) utiliza o mecanismo para comprovar mais uma vez a segurança e o perfeito funcionamento das urnas eletrônicas.
COMO SERÁ FEITO O TESTE?
O teste de integridade com biometria ocorrerá com eleitores e eleitoras voluntários que, após votar no dia 6 de outubro, serão convidados a participarem da votação simulada. No estado, 20 urnas serão sorteadas para serem auditadas no Iate Clube. Duas delas serão testadas usando o sistema de biometria e ocorrerá no colégio CEV da Avenida Frei Serafim.
"SISTEMA TRANSPARENTE E SEGURO"
A juíza afirmou que é mais uma etapa para reforçar a integridade das urnas eletrônicas. A magistrada também ressaltou o trabalho monumental dos mesários e mesárias e da equipe do TRE. “É um trabalho diuturno para que a eleição transcorra dentro da normalidade. Vamos mostrar mais uma vez que o sistema é sério, transparente e seguro”, disse.