Três cidades piauienses estão entre as mais quentes do país; INMET emite alerta

48 municípios estavam sob aviso de grande perigo (alerta Vermelho) de baixa umidade.

Três cidades piauienses estão entre as mais quentes do país nesta quarta-feira(06). | Piripiri - Brito Jr
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na terceira onda de calor, que ocorre até esta sexta-feira (06), o Piauí registra altas temperaturas em grande parte do estado. Pelo terceiro dia consecutivo, com 40,8°C, Oeiras fica novamente na primeira colocação das cidades mais quentes do Brasil, nesta quarta-feira (04). Além dela, outros dois municípios piauienses fazem parte da lista. 

Os dados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), e registrados até às 15h de hoje. No Brasil, existe a probabilidade de que uma nova onda de calor afete o país durante este mês (outubro), o calor excessivo tem potencial de ser ainda mais intenso do que a que ocorreu no mês de setembro.

CONFIRA AS CIDADES MAIS QUENTES HOJE (04):

  1. Oeiras (PI): 40,8°C

  2. Formosa do Rio Preto (BA): 40,8°C

  3. Paranapoema (PR): 40,4°C

  4. Piripiri (PI): 40,3°C

  5. Nhumirim (MS): 40,1°C

  6. São João do Piauí (PI): 40,0°C

  7. Aquidauana (MS): 39,8°C

ONDA DE CALOR NO PIAUÍ: 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH), a onda apresenta leve risco à saúde e a temperatura estará 5ºC acima da média pelo período de 02 até 05 dias. Ao todo, 137 municípios da mesorregião sudoeste, sudeste, centro-norte e norte do estado, terão altas temperaturas, podendo ultrapassar os 40ºC.

ALERTA DE GRANDE PERIGO DE BAIXA UMIDADE

Ainda na tarde desta sexta-feira (04), 48 municípios estavam sob aviso de grande perigo (alerta Vermelho) de baixa umidade. O INMET publicou o boletim, que iniciou às 13h e finalizou às 16h. Conforme o órgão, a umidade relativa do ar estava abaixo de 12%, correspondendo ao tempo bastante seco. 

Mapa da Semarh./Foto: Reprodução

Alerta foi válido para os municípios da mesorregião sudeste piauiense. O instituto ainda informou que possuía o grande risco de incêndios florestais e à saúde, como doenças pulmonares, dores de cabeça e etc. 

Confira as cidades que foram afetadas pelo alerta de baixa umidade:

Acauã; Alagoinha do Piauí; Alegrete do Piauí; Aroeiras do Itaim; Belém do Piauí; Betânia do Piauí; Bocaina; Caldeirão Grande do Piauí; Campinas do Piauí; Campo Grande do Piauí; Caridade do Piauí; Colônia do Piauí; Conceição do Canindé; Curral Novo do Piauí; Dom Expedito Lopes; Floresta do Piauí; Francisco Macedo; Francisco Santos; Fronteiras; Geminiano; Ipiranga do Piauí; Isaías Coelho; Itainópolis; Jacobina do Piauí; Jaicós; Marcolândia; Massapê do Piauí; Monsenhor Hipólito; Oeiras; Padre Marcos; Paquetá; Patos do Piauí; Paulistana; Picos; Santa Cruz do Piauí; Santana do Piauí; Santa Rosa do Piauí; Santo Antônio de Lisboa; Santo Inácio do Piauí; São João da Varjota; São José do Piauí; São Julião; Simões; Simplício Mendes; Sussuapara; Vera Mendes; Vila Nova do Piauí; Wall Ferraz. 

MAIS DOIS ALERTAS DE BAIXA UMIDADE

Ao todo foram três alertas emitidos para o Piauí hoje. O laranja (perigo) iniciou-se às 13h e terminou às 18h, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. As áreas mais afetadas foram a Mesorregião Norte, Centro-norte, Sudeste e Sudoeste. 

Já o alerta amarelo (perigo potencial) atinge a maior parte do Piauí: Sudoeste, Sudeste, Centro-norte e Norte. O aviso iniciou-se às 10h e vai até as 22h desta sexta-feira (06), com a umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Ao todo, foram 208 municípios em alerta amarelo, 193 em alerta laranja e 48 em alerta vermelho. 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES