Três focos de Peste Suína Clássica foram confirmados em São José do Divino, norte do Piauí

A Peste Suína Clássica foi confirmada em três focos em São José do Divino, no norte do Piauí. A Adapi está adotando medidas de contenção

Focos foram confirmados em São José do Divino | Pixabay
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Três focos de Peste Suína Clássica (PSC) foram confirmados em São José do Divino, norte do Piauí, levando a Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), a deslocar uma equipe para adotar medidas conforme o Plano de Contingência da doença e a legislação sanitária. 

FOCOS EM CRIATÓRIOS DE SUBSISTÊNCIA: A informação foi divulgada pelo Governo nesta sexta-feira (19) e a Sada ressaltou que já está preparando um plano de vacinação contra a PSC no estado. “Estes focos ocorreram em criatórios de subsistência, com animais criados de forma extensiva (soltos). Os animais apresentaram principalmente conjuntivite, febre e alta mortalidade”, explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.

O QUE FOI FEITO? A Adapi interditou as propriedades afetadas, sacrificou os animais e os enterrou adequadamente. Além disso, estão sendo intensificadas ações de vigilância e educação, bem como a fiscalização do trânsito de suínos.

AÇÃO DO GOVERNO: O secretário da Sada, Fábio Abreu, reforça o compromisso de controlar e erradicar a doença no estado, garantindo indenizações aos criadores afetados. Paralelamente, está sendo implementado um plano estratégico de imunização contra a PSC, visando melhorar o status sanitário do Piauí e facilitar o comércio internacional de carne suína.

“Nosso objetivo hoje é controlar e erradicar a doença no território piauiense. Lembrando que os criadores que tiveram seus animais sacrificados serão indenizados pelo Governo do Piauí, como forma de minimizar os prejuízos causados pela doença no estado”, relembrou Fábio Abreu, secretário da Sada.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES