Pensando na campanha em prol do Setembro Amarelo, o Grupo Meio de Comunicação promoveu uma programação com atividades e palestras sobre a importância da saúde mental. As ações iniciaram nesta quinta-feira (05), envolvendo colaboradores e uma psicóloga em roda de conversa sobre emoções.
A gestora de RH do grupo, Gleyciane Viana, explicou ao Meio News que o papel da empresa dentro do Setembro Amarelo é justamente o de trazer a conscientização para os cuidados com a saúde mental, e o foco será trazer falas com esse objetivo.
“As emoções impactam muito o nosso dia a dia. Quando eu tenho o conhecimento das minhas emoções, quando eu pratico autoconhecimento, eu consigo trabalhar melhor e ter mais produtividade. O papel da empresa é incentivar esse autocuidado, principalmente no ambiente de trabalho, que é um dos maiores causadores de adoecimento mental”, afirma.
ATENÇÃO NO ANO INTEIRO
A palestra do dia ficou nas mãos da psicóloga clínica e educacional Layse Policarpo, também especialista em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental. Layse explicou que a campanha é um mês de alerta para algo que devemos ter atenção o ano inteiro, principalmente no trabalho.“Pensar no ambiente corporativo é a gente pensar no aumento do estresse, da ansiedade, do burnout e várias outras demandas que vieram ali para o ambiente de trabalho”.
“As pessoas falam muito nessa questão de que devemos separar a nossa vida pessoal e a nossa vida profissional. Mas, na verdade, a gente deve equilibrar esses dois lados e todas as nossas funções e papéis. E quando as nossas emoções, a nossa saúde emocional e a nossa saúde mental está em equilíbrio, conseguimos ser mais produtivos, mais focados e relações melhores no trabalho”, diz a psicóloga.
PROGRAMAÇÃO
A programação das atividades irá se estender até o dia 24 de setembro, com participação dos colaboradores e demais profissionais, abordando temas como o impacto da educação financeira na saúde mental, a importância da nutrição e ações interativas para o relaxamento da mente e do corpo. Atividades essas, que, segundo Maria Laura Guimarães, diretora digital do grupo Meio, servem também para serem colocas em prática fora do ambiente de trabalho.
"É de extrema importância que a gente faça isso não só em empresas, mas também dentro de casa ou por onde a gente caminha. Ter essa conscientização e cuidado com as pessoas as quais a gente convive diariamente”, afirma.