As obras de construção da biblioteca do Campus Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em Teresina, estão bastante avançadas. A construção está na fase de vigamento e de levantamento de paredes. Em seguida, será feita a laje e todo o pavimento superior.
O espaço tem aproximadamente 770 m². A parte superior da biblioteca vai ser dividida em salas administrativas e de estudos. Também vai contar com laboratório de pesquisas e de informática, que vão atender estudantes e professores. No térreo, serão alocados os materiais bibliográficos para estudo e pesquisa.
Segundo o reitor Evandro Alberto, a equipe está trabalhando para cumprir os prazos e que estão sendo investidos recursos no valor de 1,5 milhão na obra. Ele destacou que o apoio do governador Rafael Fonteles foi fundamental para a construção da biblioteca, uma reivindicação dos alunos e professores que em breve será atendida com a inauguração do espaço.
"Nós estamos aqui acompanhando o desenvolvimento dessa obra, que é um sonho da nossa comunidade acadêmica. Será uma biblioteca moderna, com um ambiente adequado de leitura e de pesquisas", pontuou o reitor.
A professora Mônica Gentil, Pró-reitora de Ensino e Graduação da Uespi, falou da importância da biblioteca para a comunidade acadêmica. "Este espaço é bastante esperado. Vamos ter, dentro da nossa universidade, o favorecimento às pesquisas e a ampliação das consultas aos livros", comemora.
A nova estrutura vai atender toda a comunidade acadêmica, além de garantir organização e condições ideais para o aprendizado.