UFPI concede título de Doutor Honoris Causa ao neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale

A homenagem, aprovada por unanimidade pelo Conselho da UFPI, celebra a contribuição do médico para a sociedade piauiense.

Neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale receberá o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). A homenagem, aprovada por unanimidade pelo Conselho da UFPI, celebra a contribuição do médico para a sociedade piauiense e destaca a inspiradora história de vida de Benjamim, que sempre destacou como a educação é uma importante ferramenta de transformação social. 

Benjamim Pessoa Vale nasceu em uma família de agricultores em um povoado chamado Lagoa do Mato, na cidade de Coelho Neto, no Maranhão. Quando já era adolescente e ajudava a família na lida da terra, uma escola começou a funcionar em um povoado vizinho e o médico destaca como essa oportunidade mudou a sua vida. 

“Éramos 15 irmãos e eu caminhava 18 km todo dia para ir e voltar da minha casa até a escola. Foi com o estudo que comecei a ampliar o meu olhar e hoje vejo que a educação construiu em mim uma vida sem paredes, só com horizontes”, relembra Benjamim, que anos mais tarde foi aprovado no vestibular de Medicina da UFPI. 

Com quase 30 anos de carreira como neurocirurgião, Benjamim Pessoa Vale é hoje uma referência nacional no atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC).  Ele destaca que “ser médico é cuidar de pessoas, e não de doentes e doenças”, e é conhecido pelo modo afetuoso com que lida com os pacientes. Além de médico, ele ainda é escritor e autor de quatro livros que apresentam crônicas sobre temas diversos e um desses livros é voltado para o público infantil. 

A atuação na área social é outra importante vertente na vida de Benjamim. Como presidente da Associação Reabilitar, entidade social sem fins lucrativos, Benjamim Pessoa Vale participou ativamente da concepção e da construção do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

Desde a fundação, este centro é administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí e o Sistema Único de Saúde (SUS) e foi no CEIR que Benjamim implantou projetos preventivos como o Pense Bem AVC e o Pense Bem Trauma para levar informações de forma gratuita para a população. 

CERIMÔNIA

A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa vai acontecer nesta quinta-feira (24), às 17h30, no Cine Teatro da UFPI e será aberta ao público. 

“Olhando pelo retrovisor, vejo o quanto foi importante a caminhada pelas letras e a UFPI foi um ponto fundamental para que hoje eu estivesse realizado como estudante e como profissional. Foi a universidade em que me formei e receber este reconhecimento é motivo de grande orgulho”, finaliza o médico.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES