Umidade baixa põe quase todas as cidades do Piauí em alerta

Quando a umidade cai para 30%, surgem riscos à saúde, portanto, é essencial manter-se hidratado.

Imagem mostra cidades em alerta para baixa umidade no Piauí | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (29), dois alertas de baixa umidade e temperaturas acima do normal para mais de 100 municípios do Piauí. Os avisos se estendem até as 19h de hoje. Apenas o extremo Norte e uma faixa de cidades situadas ao Sul escaparam dos alertas.

ENTENDA OS ALERTAS

O Instituto divide o aviso de baixa umidade relativa do ar em três níveis: amarelo para 'perigo potencial', quando a umidade varia entre 30% e 20%; laranja para ‘perigo’, quando a umidade varia entre 20% e 12%; e vermelho para 'grande perigo', quando a umidade fica abaixo de 12%. Para o Piauí, foram emitidos os avisos nas cores laranja e amarelo.

O aviso laranja indica perigo, com a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%, a partir das 12h de hoje. Trata-se da quantidade de vapor de água presente na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia existir.

O aviso amarelo, a umidade relativa do ar varia entre 30% e 20% também a partir das 12 horas. Trata-se da quantidade de vapor de água presente na atmosfera em relação à quantidade máxima que poderia existir. O alerta se estende até às 19h de hoje.

CUIDADO COM A HIDRATAÇÃO

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES