A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina promove, neste sábado (28), a segunda fase da campanha de vacinação contra a raiva. Nesta etapa, as vacinas serão aplicadas nas zonas Sul e Sudeste da cidade, com mais de 135 postos de vacinação funcionando das 8h às 17h.
Resultados da 1ª etapa
Na primeira fase da campanha, realizada no dia 21 de setembro, Teresina superou a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde. Foram vacinados 67.149 animais, o que corresponde a 80,21% da população estimada de cães e gatos na capital, ultrapassando o objetivo de 80%.
Essa etapa inicial abrangeu as zonas Norte e Leste da cidade. “As equipes estarão presentes em escolas, postos de saúde, praças e outros pontos estratégicos”, informou Marlon Castelo Branco, gerente de Zoonoses da FMS. A lista completa dos locais de vacinação está disponível no site da FMS (https://site.fms.pmt.pi.gov.br/).
Convocação para a 2ª etapa
Marlon Castelo Branco reforçou o convite para que os moradores das zonas Sul e Sudeste levem seus animais para a vacinação. "Pedimos que todos tragam seus cães e gatos, pois isso garante a proteção não só dos animais, mas também da população", destacou. Ele também lembrou que a vacinação é indicada para animais a partir de quatro meses de idade, tanto cães quanto gatos.
A importância da vacinação
A raiva é uma doença grave, que afeta o sistema nervoso central e pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. A vacinação dos animais domésticos, principalmente cães e gatos, é uma das formas mais eficazes de controle da doença. Por isso, o Ministério da Saúde realiza, anualmente, campanhas de vacinação em parceria com os municípios.