Apesar do encerramento da Campanha de Multivacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforça aos pais e responsáveis que as vacinas permanecem acessíveis nos postos de saúde. A imunização é um dos métodos mais eficazes para prevenir uma variedade de doenças. No próximo dia 17 de outubro, terça-feira, é celebrado o Dia Nacional da Vacinação.
“Lembramos que esses imunizantes continuam à disposição da população durante todo o ano e aqueles não puderam ir no período da campanha basta buscar os postos de saúde de sua cidade e colocar sua proteção em dia”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.
A Campanha de Multivacinação ocorreu no Piauí entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro. O objetivo era atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos. Para essa campanha foram distribuídas 500 mil doses de imunizantes, que fazem parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI).
A Sesapi reforça ainda que as vacinas são essenciais para a redução do risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por meio da imunização. “Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Ao todo são mais de 20 vacinas, disponibilizadas nas salas de vacinação do SUS, com recomendações e orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas”, destaca Leila Santos.
Atualmente, 48 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo PNI (vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Destas, 18 são vacinas só para crianças e adolescentes ofertadas no Calendário Nacional de Vacinação, com inclusão das vacinas contra COVID-19.
(Com informações da Sesapi)