VÍDEO! Cantora piauiense gera polêmica ao exibir o bumbum durante palestra na UFMA

Natural de Corrente (PI), Tertuliana Lustosa, vocalista da banda “A Travestis”, participou do evento “Gênero para além das fronteiras”,

Cantora e compositora Tertuliana Lustosa, natural do Piauí | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A cantora e compositora Tertuliana Lustosa, natural do Piauí, gerou grande repercussão nesta quinta-feira (17) após uma apresentação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Durante um seminário, a mulher subiu em uma cadeira e exibiu o bumbum para o público presente. A instituição divulgou uma nota sobre o ocorrido (confira abaixo) e disse que vai investigar a atividade.

No ano passado, uma apresentação semelhante em outra universidade pública também foi alvo de críticas nas redes sociais. Na ocasião, ela cantou e dançou em um auditório da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O QUE ACONTECEU

Natural de Corrente (PI), Tertuliana Lustosa, vocalista da banda "A Travestis", participou do evento "Gênero para além das fronteiras", promovido pelo Gaep (Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política), da UFMA.

VEJA O VÍDEO

Em imagens que circulam nas redes sociais e que também foram publicadas pela própria artista, ela aparece cantando uma música "proibidona" durante uma mesa-redonda sobre "Dissidências de Gênero e Sexualidade".

Em um dos trechos, a letra diz: "Vou te ensinar gostoso dando aula na sua p** Aqui não tem nota nem recuperação. Não tem sofrimento, se aprende com tesão. De quatro. E c, c*, c*". Em seguida, ela subiu na mesa e levantou o vestido, exibindo o bumbum.

Enquanto alguns internautas criticaram a performance em uma universidade pública e pediram a prisão da cantora, outros aplaudiram sua ousadia.

Em suas redes sociais, Tertuliana afirmou não estar surpresa com as críticas e relembrou que um episódio similar aconteceu no ano passado durante apresentações na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).

Quem é Tertuliana Lustosa

Tertuliana é uma artista multifacetada: além de cantora e compositora, é escritora e formada em História da Arte. Ela é autora do livro "Manifesto Traveco-Terrorista" e se dedica a uma metodologia pedagógica que explora o corpo e o prazer como ferramentas educativas e artísticas. 

Nascida no interior do Piauí e criada em Salvador (BA), ela começou sua carreira artística cantando paródias de músicas do pagode baiano enquanto trabalhava como camelô.

Em suas redes sociais, ela afirma que a performance intitulada "Educando com o C*" reflete a proposta de discutir o corpo e o prazer como potências pedagógicas e artísticas, gerando debates sobre a relação entre arte, educação e transgressão.

A Travestis

Como vocalista da banda "A Travestis", Tertuliana apresenta músicas com letras provocativas e polêmicas, com faixas como "Murro na Costela do Viado", "'Sadomasoquista" e "Errexota"

NOTA DA UFMA

"Nesta quinta-feira, 17, a historiadora Tertuliana Lustosa, na condição de palestrante convidada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política - GAEP, apresentou a sua pesquisa durante a Mesa Redonda "Dissidências de gênero e sexualidades", onde reproduziu e performou uma de suas canções, considerada inapropriada para o momento e a construção do debate acadêmico-científico em que se encontrava.

Como sabido, a Universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Por isso, entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também altamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade.

Por ser um lugar de múltiplas formas de conhecimento, os cursos, de graduação e de pós-graduação, possuem autonomia para discutir os variados temas que permeiam a nossa sociedade e que se apresentam a partir de diversas teorias científicas. Ressalta-se, contudo, que a UFMA não compactua com quaisquer tipos de ações que possam desrespeitar os valores e princípios basilares da instituição.

Neste sentido, a UFMA informa que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o comprometimento de ouvir todas as vozes, enfirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.

Reafirma-se, por fim, que todos os esforços da Universidade buscam a melhoria de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a pluralidade de vozes e saberes em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade."

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES