VÍDEO! Itallo Bruno e Secretaria de Segurança firmam acordo contra ‘graus’ em ruas do Piauí

O vídeo foi publicado nesta quinta-feira (26). O acordo é para conscientizar os adeptos dos “rolezinhos” e do “grau” a praticarem as manobras perigosas em local adequado, para evitar acidentes e respeitando as normas de trânsito.

Montagem mostra o vídeo em que é divulgado o acordo da Secretaria de Segurança com os influenciador Itallo Bruno, representando dos adeptos do "grau" e do "rolezinho" | FOTO: Montagem/ Meio News
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Meio News obteve acesso ao vídeo que expõe um acordo firmado entre a Secretaria de Segurança do Piauí e o influenciador digital Itallo Bruno, um dos 26 presos na Operação Rolezinho, ocorrida no dia 13 de setembro. O objetivo é somar esforços para conscientizar os jovens adeptos do "grau" e dos "rolezinhos" a praticarem as manobras perigosas em local adequado e respeitando as normas de trânsito.

QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS DO ACORDO?

  • Não praticarem as manobras perigosas em vias públicas;
  • Não aceitarem adeptos sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Uso do capacete de segurança;
  • Encontrarem um local adequado para as práticas;
  • Em troca, a Secretaria de Segurança assegura a prática e a segurança dos envolvidos.

As medidas são para evitar acidentes e a segurança dos próprios praticantes, segundo afirmou Chico Lucas, secretário de Segurança do Piauí. 

“Não somos a favor da criminalização do grau. O grau é um esporte, no entanto, esse esporte tem que ser praticado em ambientes controlados em que as regras de segurança devem ser obedecidas e não no meio da rua. A gente sabe que a juventude, que muitos são motoristas de aplicativos são entregadores e usam esse momento para extravasar.  Então a gente está aqui, se for dentro da regularidade, para apoiar”, explicou Chico Lucas, secretário de Segurança do Piauí.

ASSISTA AO VÍDEO!


O QUE DIZ ITALLO BRUNO

O QUE É O "GRAU"?

As manobras que caracterizam a prática conhecida como "grau" consistem em empinar pneu de motocicletas e acrobacias em alta velocidade, o que é proibido no Brasil, mas é bastante popular entre o público jovem. O "grau" é conhecido internacionalmente como wheeling, termo de origem norte-americana, que significa “empinar”.

PUNIÇÕES PARA QUEM PRATICA O "GRAU" EM VIA PÚBLICA

No Brasil, quem realiza as manobras ilegais em via pública, está sujeito a enfrentar punições que podem variar entre multa de R$ 293,47, acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), suspensão do direito de dirigir, até a apreensão do veículo e recolhimento da habilitação.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES